terça-feira, 3 de agosto de 2010

MISÉRIA SANTOMENSE É ASSUSTADORA


São Tomé e Príncipe: "Os níveis de miséria são assustadores" - Patrice Trovoada

EDUARDO LOBÃO - LUSA

Ribeira Afonso, São Tomé e Príncipe, 03 ago (Lusa) - O futuro governo da Acção Democrática Independente (ADI), que venceu no domingo as legislativas, vai dar "muita atenção às populações para acabar com os níveis assustadores de miséria", disse hoje à Lusa o próximo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe.

Patrice Trovoada, líder da ADI, que elegeu 26 dos 55 deputados do parlamento são-tomense, falava à Lusa no início da marcha de celebração da vitória eleitoral, em Ribeira Afonso, localidade do distrito de Cantagalo.

Dezenas de viaturas, entre carros e motas, com centenas de pessoas, iniciaram uma marcha que vai passar ao longo do dia pelos seis distritos da maior ilha do arquipélago, São Tomé, numa celebração que Patrice Trovoada disse à Lusa ser uma oportunidade para "agradecer e ouvir".

"É realmente uma ocasião para nós agradecermos e voltarmos a ouvir aquilo que são as preocupações das pessoas. Eu oiço palavras como 'muito trabalho', 'muita coragem', 'não nos deixem ficar com vergonha', 'abre os olhos', por conseguinte são palavras que me dão a dimensão da responsabilidade, mas também do apoio e da solidariedade que recebemos sobretudo das pessoas mais humildes", salientou.

Quanto às prioridades do seu governo, Patrice Trovoada destacou o combate à pobreza.

"Esse país precisa de dar muita atenção às populações, que estão com níveis de miséria assustadores. Faltam Infraestruturas sociais, sobretudo emprego. As pessoas estão a pedir emprego na estrada, e eu acho que são as prioridades: atacar a pobreza extrema em São Tomé e Príncipe", destacou.

Relativamente a prazos para a constituição do futuro governo, o líder da ADI disse à Lusa que aguarda pela publicação oficial dos resultados e que está "aberto" às negociações partidárias que inevitavelmente se sucederão.

"Estamos à espera da publicação dos resultados pelo Supremo (Tribunal de Justiça) e a seguir teremos o governo. Está claro que governo haverá muito em breve. Eu ouvi as palavras do MLSTP, que diz que não vai bloquear, e do PCD, que também não vai bloquear", adiantou.

"Por conseguinte, nós estamos abertos e vamos procurar um governo de mudança, que de facto corresponda à expetativa das pessoas. Um governo com alguma credibilidade e capacidade para podermos trabalhar", frisou.

"Queríamos assumir essa responsabilidade e vamos assumir", concluiu.

Esta marcha da vitória é a primeira celebração pública após a realização das legislativas de domingo, em que os dois partidos da coligação, o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe e o Partido da Convergência Democrática elegeram 21 e sete deputados, respetivamente.

O restante deputado do parlamento foi eleito pelo Movimento Democrático Força da Mudança, partido do Presidente da República Fradique de Menezes.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários: