segunda-feira, 21 de março de 2011

MAIS UM COMANDANTE DA FLEC MORTO EM CABINDA

.

ANGOLA 24 HORAS – 21 março 2011

Mais um comandante da FLEC foi encontrado morto nas matas de Cabinda. Trata-se de Mauricio Lubota, também conhecido por “Sabata” até então Comandante da Região Norte da guerrilha da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda.

Segundo fontes, o corpo do militar terá sido encontrado na aldeia de Miconje, cravado de balas e de sinais de esfaqueamento, à semelhança do Chefe de Estado-Maior da FLEC, Gabriel “Pirilampo”, assassinado algumas semanas atrás.

O correspondente da Voz da América em Cabinda, José Manuel, que falava à Rádio Ecclésia, disse que a morte de dirigentes da FLEC pode abalar os esforços do governo para a pacificação da província.

“Os dois assassinatos acabam por criar sempre um mau estar no seio da população de Cabinda. Havendo dois assassinatos de pessoas directamente ligadas com a reivindicação independentista acaba por descredibilizar qualquer esforço que o governo tenta criar para a pacificação da província” – relatou.

“Se o governo está realmente interessado em pacificar a província, necessariamente tem que criar mecanismos que possam persuadir as pessoas a sentarem à mesa de negociações, procurar de outra maneira, convidar essas pessoas que ainda têm posições radicais a convencerem-se que a via ideal para a solução da questão de Cabinda não é armada, mas sim a via pacifica” – continuou ainda.

A morte de Mauricio “Sabata” acontece uma semana depois de o governo angolano ter feito um comunicado em que responsabilizam a FLEC pelo atraso do desenvolvimento da província de Cabinda e de ter abandonado as negociações que decorriam em local não especificado.

Apostolado
.

Sem comentários: