Lula ao lado de Dilma: o Presidente tem participado activamente na campanha (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
MARIA JOÃO GUIMARÃES - PÚBLICO
Candidata do PT tem vantagem de 20 pontos percentuais
A candidata do PT, Dilma Rousseff, obteve o valor mais alto até agora numa sondagem, 49 por cento, com uma diferença de 20 pontos percentuais em relação ao seu mais directo rival, o candidato do PSDB José Serra.
A candidata começa a mostrar cada vez mais segurança e ontem já discursou com base na sua vitória, dizendo que irá emocionar-se ao ser a primeira mulher a “subir a rampa” quando o Presidente Lula a descer.
Segundo a última sondagem, divulgada esta madrugada, que tem uma margem de erro de dois pontos percentuais, Dilma Rousseff está cada vez mais perto de uma vitória logo na primeira volta. A candidata do Partido dos Trabalhadores, de Luiz Inácio Lula da Silva, tem vindo a subir sempre nas sondagens desde Janeiro, quando estava muito atrás de Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira. A exccepção foi um período entre Maio e Junho, quando os dois candidatos se mantiveram em empate técnico, mas ultrapassado este impasse, Dilma Rousseff foi subindo sempre, apoiada no período de propaganda eleitoral na rádio e televisão, em que tem aparecido muito colada à imagem de Lula.
As eleições são só no início de Outubro e uma vitória na primeira volta (algo que nem o popularíssimo Presidente Lula conseguiu) parece cada vez mais provável devido à margem da vantagem e à subida constante da candidata do PT - analistas dizem que a candidatura de Dilma Rousseff ainda tem espaço para subir mais enquanto a de Serra não, porque há ainda uma percentagem de até 20 por cento de pessoas que não sabe que ela é a candidata de Lula da Silva, e José Serra já muito conhecido, já foi mesmo candidato à presidência em 2002, derrotado então pelo actual Presidente.
O avanço de Dilma Rousseff, segundo esta última sondagem Datafolha/TV Globo, foi também notável em bastiões do PSDB, inclusivamente em São Paulo, onde José Serra foi um governador popular nos últimos quatro anos, e que é um estado governado pelo PSDB há 16 anos. Neste estado a reviravolta foi grande: na semana anterior Serra tinha 41 por cento e Dilma 34; esta semana a posição quase que se inverte e Dilma chega aos 41 e Serra cai para 36 por cento. Serra também perdeu a liderança de que gozava nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.
Dilma Rousseff é ainda, segundo a sondagem, a candidata preferida entre os eleitores com mais rendimentos.
Quanto aos restantes candidatos, Marina Silva, do Partido Verde, mantém os 9 por cento, enquanto 8 por cento dos eleitores se dizem indecisos e brancos e nulos são 4 por cento.
Estes dados estão a dar a Dilma Rousseff segurança para falar da sua tomada de posse como Presidente. "Vou-me emocionar quando o presidente Lula descer a rampa no dia 31 de Dezembro e passar para mim essa responsabilidade”, afirmou num comício em Cuiabá, no estado do Mato Grosso. “Em Dezembro, depois de mais de 500 anos de descobrimento do Brasil, uma mulher vai estar subindo a rampa", disse.
Sem comentários:
Enviar um comentário