Moçambique: Toda a logística preparada para sucesso dos VII Jogos da CPLP, diz Ministério dos Desportos
Maputo, 20 Jul (Lusa) – O Ministério da Juventude e Desportos de Moçambique assegurou hoje ter toda a “logística preparada” para o sucesso dos VII Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que arrancam no dia 29 na capital moçambicana.
Falando em conferência de imprensa em Maputo, o diretor nacional dos Desportos, Inácio Bernardo, disse que “os recintos que vão acolher os jogos estão todos prontos, ou em fase final de acabamentos, e as reservas para o alojamento dos 690 participantes no evento já estão feitas”.
“Os aspetos de segurança para os representantes dos oito países, nos hotéis e nos espaços dos jogos já estão acautelados”, disse Inácio Bernardo.
A delegação de Timor Leste poderá ser a primeira a desembarcar em Maputo, “a qualquer momento”, seguindo-se Brasil, entre os dias 22 e 23, Portugal, no dia 27, e finalmente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, no dia 28.
As quatro últimas delegações vão todas viajar num único avião, fretado pelas autoridades angolanas, precisou o diretor nacional dos Desportos de Moçambique.
O sorteio dos VII Jogos da CPLP vai realizar-se no dia 28 e os jogos vão decorrer nos pavilhões e campos do Maxaquene, Desportivo de Maputo, court do Jardim Tunduro, Praia da Costa do Sol e Parque dos Continuadores.
Paralelamente aos jogos, estão também previstas actividades culturais, que terão como protagonistas os representantes dos oito países, sendo que cada delegação terá o seu dia para um momento cultural.
Um pequeno roteiro turístico será traçado pela organização para cada uma das sete delegações visitantes conhecer lugares de interesse turístico e histórico da capital moçambicana, adiantou o diretor nacional dos Desportos.
À margem das competições, os ministros dos Desportos da CPLP vão reunir-se no dia 30, para uma avaliação do evento e preparação do seu encontro bienal, agendado para o próximo ano.
Os Jogos da CPLP destinam-se a jovens até aos 16 anos, no caso do andebol (feminino), atletismo (masculino e feminino), basquetebol (masculino), futebol (masculino), ténis (masculino e feminino) e voleibol de praia (masculino e feminino).
No desporto para deficientes (PPD T-12 e T-13, em masculino e feminino) a participação é alargada até aos 20 anos.
PMA - LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário