domingo, 25 de julho de 2010

S.Tomé - Eleições autárquicas e regional realizam-se hoje


Angola Press – 25 julho 2010

São Tomé - Cerca de 87.000 eleitores, de um total de cerca de 220.000 habitantes, estão inscritos para as eleições autárquicas e regional de hoje, domingo, em São Tomé e Príncipe.

Trata-se da primeira chamada dos eleitores às urnas este ano, que dentro de uma semana voltam às assembleias de voto para, dessa vez, votarem nas legislativas.

Entre os partidos concorrentes figuram os chamados "quatro grandes", nomeadamente o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) e o Partido da Convergência Democrática (PCD), ambos coligados no atual Governo, bem como o MDFM-PL, do Presidente da República Fradique de Menezes e a Acção Democrática Independente (ADI), de Patrice Trovoada.

Dos restantes nove partidos, sem assento parlamentar, destaca-se igualmente a União para a Democracia e Desenvolvimento (UDD), uma fação da ADI e cujo presidente é Carlos Neves, historiador e ex-presidente da Assembleia Nacional (parlamento) são-tomense.
O MLSTP/PSD, liderado por Rafael Branco, é a única formação política que vai concorrer às três eleições: autárquicas, regional e legislativas.

O PCD, o MDFM/PL e a ADI não concorrerão à eleição regional na ilha do Príncipe, tendo decidido apoiar a União para Mudança e Progresso do Príncipe (UMPP), movimento que recandidata o atual presidente do governo regional, José Cassandra.

Sem comentários: