segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Fradique de Menezes pronto para indigitar Patrice Trovoada


VYR – EL – LUSA – Foto EPA

São Tomé, 02 ago (Lusa) - O Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, manifestou hoje em São Tomé a sua inteira disponibilidade para indigitar Patrice Trovoada, líder da Ação Democrática Independente (ADI), como futuro primeiro ministro.

Em declarações à Agência Lusa, Fradique de Menezes sublinhou por várias vezes a necessidade de se respeitar a vontade do povo, embora reconheça que Patrice Trovoada terá de fazer "alguns expedientes" para formar governo.

"Eu tenho todas as condições, e ainda por cima (Patrice Trovoada) recebeu agora o plebiscito do povo são-tomense para ocupar esse lugar", salientou.

"O Presidente da República não faz outra coisa que seguir aquilo que está claramente fixado pela constituição", recordou.

A Ação Democrática Independente (ADI, atualmente na oposição), liderada pelo ex-primeiro ministro Patrice Trovoada, venceu as eleições legislativas de domingo em São Tomé e Príncipe, elegendo 26 dos 55 deputados do futuro parlamento.

Os resultados disponíveis não apresentam ainda percentagens nem a taxa de abstenção.

A coligação que apoia o atual governo do primeiro ministro Rafael Branco, líder do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP-PSD), partido que teve mais votos nas eleições autárquicas realizadas há uma semana, e o Partido da Convergência Democrática (PCD), somam juntos 28 deputados.

O MLSTP-PSD elegeu 21 deputados e o PCD sete.

O deputado restante foi eleito nas listas do partido de Fradique de Menezes, o Movimento Democrático Força da Mudança (MDFM-PL).

Para Fradique de Menezes, o resultado das eleições é claro e não oferece dúvidas.

"Começo por felicitar o ADI e o seu presidente, desejando muita sorte e que possa implementar o seu programa, caso seja Governo, como tem a maioria relativa neste momento. A pessoa e o partido ganhou nitidamente estas eleições. O povo assim decidiu, o povo é que mais ordena", frisou.

Fradique de Menezes reconheceu que no passado subsistiram alguns "mal entendidos" entre ele e Patrice Trovoada, mas não esqueceu que os são-tomenses "têm por hábito dizer que foram os Trovoadas que puseram a Fradique de Menezes a ideia de ser Presidente".

Em resumo, Patrice Trovoada "é alguém que tem muita capacidade de ocupar o lugar de primeiro ministro", concluiu.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários: