segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Submarino Tridente é hoje entregue na base naval do Alfeite


Portugal encomendou dois submarinos, um negócio global que atinge os mil milhões de euros

ECONÓMICO - LUSA

O primeiro dos dois submarinos alemães, o Tridente, chega seis anos depois da assinatura do contrato.

O submarino Tridente é recebido hoje no Alfeite pelo chefe do Estado-maior da Armada, uma compra do Estado marcada por dois processos judiciais em Portugal, derrapagens financeiras e falhas na execução do contrato de contrapartidas.

Depois de ter sofrido diversos adiamentos, a chegada do primeiro de dois submarinos comprados à Alemanha tem lugar, numa pequena recepção no Alfeite, estando a cerimónia oficial marcada para 8 de Setembro.

O processo de renovação da capacidade submarina tem sido atribulado, estando o Governo português (através da Comissão Permanente de Contrapartidas - CPC) e a Ferrostaal a renegociar o contrato de contrapartidas, que o ministro da Defesa, Santos Silva, já disse querer rapidamente revisto.

Actualmente, o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) tem em mãos dois processos relacionados com os submarinos: o caso do contrato das contrapartidas, em que foi deduzida acusação contra 10 arguidos (sete portugueses e três alemães), ainda em fase de instrução, e um outro processo para se "apurar eventuais ilícitos de corrupção também relacionados com submarinos". Num negócio que globalmente ascende aos mil milhões de euros, o preço base dos dois submarinos era inicialmente de 770 milhões euros.

Sem comentários: