quarta-feira, 28 de julho de 2010

"MAGALHÃES" COM FÁBRICA EM ANGOLA


DIÁRIO DE NOTÍCIAS

A JP Sá Couto, fabricante dos computadores portáteis, está a negociar a abertura de uma fábrica com o Governo de Luanda.

A empresa portuguesa JP Sá Couto está em negociações com o Estado angolano para a construção naquele país de uma fábrica de computadores portáteis Magalhães, revelou ontem fonte oficial portuguesa citada pela Lusa.

Trata-se de um projecto para desenvolver em cinco anos, estimando-se que a fábrica tenha capacidade para produzir 200 mil computadores portáteis por ano, adiantou a mesma fonte.

A informação surgiu durante a visita que o primeiro-ministro português, José Sócrates, está a fazer a Luanda, onde chegou ontem, juntando-se ao Presidente da República, Cavaco Silva, que termina uma visita de Estado ao país, para participarem sexta-feira na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

José Sócrates assistiu ontem, na Feira Internacional de Angola (FILDA), à assinatura de um contrato e de um protocolo entre instituições e empresas de Angola e de Portugal.

O contrato foi entre Millennium bcp e o Banco Privado Atlântico (BPA) para assessoria e financiamento da primeira central de ciclo combinado do Soyo, um projecto de um consórcio constituído pela Sonangol, Grupo EDP e BPA, com um investimento previsto de 500 milhões de dólares (cerca de 388 milhões de euros).

O protocolo foi assinado entre a FILDA, o Ministério da Educação Angolano e a Associação Industrial Portuguesa (AIP), e contempla o arranque, em 2011, de uma feira denominada Educa, dedicada à área das escolas e da educação.

O primeiro-ministro, José Sócrates, visitou o stand dos petróleos na FILDA, onde esteve no pavilhão da Galp e pavilhão português, passando por todos os restantes stands presentes no local.

Sem comentários: