terça-feira, 10 de agosto de 2010

MAPUTO VOLTA A SER CAPITAL DO CRIME


RICARDO MACHAVA – O PAÍS ONLINE

Agente da PIC assassinado a tiros

Morreu Agostinho Chaúque, mas não acabou o crime. Depois de nas últimas semanas terem sido roubados mais de 600 mil meticais em três assaltos a instituições bancárias, agora parece que o alvo dos criminosos é a polícia.

Por volta da 01h00 de madrugada do último sábado, um agente da Polícia de Investigação Criminal (PIC), identificado por Jacinto Jorge Michael, foi assassinado por desconhecidos, que descarregaram cerca de 12 tiros contra si.

O assassinato aconteceu no bairro Magoanine “B”, mais conhecido por Magoanine “CMC”. Segundo relatos, o agente da PIC estava num momento de lazer na companhia de amigos. Os dados não são precisos, mas fala-se de dois indivíduos que desceram de uma viatura de marca Toyota Corolla e dispararam o número de tiros acima referenciado.

Não houve tempo de reacção, e conta-se que os criminosos desceram com armas em punho e mandaram as pessoas que se encontravam perto do malogrado para se afastarem.

Ao lado do local do crime localiza-se a discoteca “Bar dos Amigos” e, na altura do acontecimento, decorria um espectáculo do músico Stewart Sukuma. Tudo parou, as pessoas entraram em pânico e a Polícia de Protecção apareceu tempo depois.

De acordo com dados que recolhemos no local, o agente da PIC acabava de se mudar para aquele bairro, pois antes vivia no bairro de Maxaquene. A vítima aparentava 40 anos de idade.

Com este último acontecimento, aproxima-se à dezena o número de agentes da polícia de protecção e da PIC mortos por criminosos na cidade de Maputo. Facto curioso é que, antes, sempre que houvesse assassinatos do género e/ou assaltos em instituições bancárias, apontava-se o nome de Agostinho Chaúque, considerado líder das gangs que actuavam na capital do país. Morreu Chaúque e viveu-se, por alguns meses, uma relativa acalmia, mas, nas últimas três semanas, Maputo voltou a confundir-se com as cenas de Hollywood.

*Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»