terça-feira, 17 de agosto de 2010

Paris começa a expulsar ciganos ilegais na quinta-feira

Sarkozy, o racista e xenófobo

DESTAK – LUSA

As primeiras repatriações de pessoas de etnia cigana em situação irregular em França terão lugar na quinta-feira, anunciou hoje o ministro do Interior francês, Brice Hortefeux.

Cerca de 700 pessoas de etnia cigana que se encontram em situação ilegal em França vão ser repatriadas para os seus países de origem – na maioria dos casos Bulgária e Roménia – nos próximos dias 19 e 26 de agosto.

Um terceiro voo de repatriação está previsto para "finais de setembro", precisou Brice Hortefeux, que também adiantou que as autoridades francesas já levantaram cerca de 51 acampamentos ciganos ilegais nas últimas semanas em toda a França.

"Ao todo existem cerca de 700 ciganos que serão acompanhados de volta aos seus países até o final deste mês", disse o ministro do Interior francês à imprensa.

"Não se trata de estigmatizar uma comunidade, mas sim de fazer respeitar a lei", reiterou Brice Hortefeux.

O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, ordenou, em Julho, a expulsão dos imigrantes ilegais ciganos e o desmantelamento dos seus acampamentos. Na mira das autoridades francesas estão cerca de 300 acampamentos clandestinos.

Paris tem sido fortemente criticada pelas Nações Unidas por estabelecer uma ligação entre a insegurança e a imigração.

No entender do Comité para a Eliminação da Discriminação Racial da ONU as medidas que estão a ser tomadas pelas autoridades francesas indicam um "recrudescimento notório do racismo e da xenofobia" no país.

Os partidos de esquerda, sobretudo, mas também vários deputados de direita, acusam o governo de Sarkozy de estar a promover um "racismo de Estado", classificando a atual política de "chocante" e "vergonhosa".

Sem comentários: