segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SINABUNG ENTROU EM ERUPÇÃO EM SAMATRA

Indonésios que moram próximos ao monte Sinabung se agrigam em refúgio temporário (AFP)

Mais de 20 000 pessoas retiradas devido a erupção do vulcão Sinabung

i ONLINE – LUSA

Mais de 20 000 pessoas a residir na área do monte Sinabung, na ilha indonésia de Samatra, foram retiradas pelas autoridades devido à erupção do vulcão, no domingo, a primeira em 400 anos, noticiou hoje a imprensa indonésia.

Notícias anteriores indicavam que pelo menos 12 000 pessoas, residentes em aldeias num raio de seis quilómetros do vulcão, foram transferidas para 16 centros de abrigo montados pelas autoridades fora da zona de risco.

“O vulcão voltou a registar uma erupção às 06:30 locais (00:30 em Lisboa) que durou cerca de 15 minutes. O fumo e as cinzas elevaram-se a cerca de 2 000 metros”, informou Agus Budianto, vulcanólogo.

Esta nova erupção foi mais forte que a de domingo, após a qual as cinzas se dispersaram até 30 quilómetros de distância do vulcão.

As autoridades aconselharam a suspensão dos voos locais, devido à grande nuvem de fumo e cinzas que se formou, mas admitem que alguns voos se possam realizar: “O tráfego aéreo pode ser afetado, tudo depende da direção do vento”, afirmou hoje o porta-voz do Ministério dos Transportes, Bambang Ervan.

O Sinabung, de 2 460 metros de altitude, é um dos 69 vulcões ativos no arquipélago indonésio, mas estava adormecido há 400 anos.

A erupção não provocou até agora vítimas mortais, segundo os serviços de socorro. Segundo a agência Antara, que cita a polícia, registaram-se duas mortes provocadas por crises cardíacas.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários: