domingo, 19 de setembro de 2010

Reunião ministerial do fórum de cooperação em Novembro com Wen Jiabao

.

Reunião ministerial do fórum de cooperação agendada para novembro com presença de Wen Jiabao

JCS – AC - LUSA

Macau, China, 17 set (Lusa) -- A próxima reunião ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa deverá realizar-se em Macau em novembro e, pela primeira vez, com a presença do primeiro ministro chinês, Wen Jiabao.

Fontes diplomáticas indicaram à Agência Lusa que a reunião está a ser preparada para "meados de novembro" e que Wen Jiabao deverá presidir à sessão de abertura, o que acontecerá pela primeira vez desde a criação do Fórum, em 2003.

Sediado em Macau, o Fórum reúne todos os países de língua portuguesa exceto São Tomé e Príncipe, que tem relações diplomáticas com Taiwan, ilha que Pequim considera uma província da China e não uma entidade política soberana.

A presença de Wen Jiabao na reunião do Fórum é vista em Macau como um sinal da crescente importância que o Governo chinês atribui às relações com os Países de Língua Portuguesa e uma valorização do papel do território como plataforma de diálogo cultural e intercâmbio económico e comercial entre a China e a lusofonia.

A reunião ministerial do Fórum, com os titulares da pasta do Comércio dos oito países membros, realiza-se de três em três anos.

Nos primeiros sete meses de 2010, o comércio entre a China e os Países de Língua Portuguesa aumentou cerca de 65 por cento para um total de 50 mil milhões de dólares (38 mil milhões de euros).

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
.

Sem comentários: