sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cimeira Ibero-Americana de Mar del Plata, na Argentina, começa hoje...

.

... com discurso de Cavaco Silva

SMA - PCR - PMF - MDR - LUSA

Lisboa, 03 dez (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, discursa hoje na sessão inaugural da XX Cimeira Ibero-Americana, que decorre até sábado, em Mar del Plata, na Argentina, em que também participará o primeiro-ministro, José Sócrates.

Cavaco Silva fará hoje a sua primeira intervenção, na sessão inaugural da cimeira (antes da Presidente da Argentina, Cristina Kirchner), na qualidade de chefe de Estado do país organizador da última cimeira, que se realizou no ano passado no Estoril.

O Presidente da República, que ao longo dos dois dias de presença na Argentina terá vários encontros bilaterais com outros chefes de estado e de governo ibero-americanos, faz depois, no sábado, uma segunda intervenção de fundo já no decurso dos trabalhos formais da cimeira.

Na cimeira, em que o Governo também se fará representar pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, o primeiro-ministro fará uma intervenção de fundo no sábado, no início da primeira reunião plenária e terá vários encontros bilaterais com outros chefes de Estado e de Governo ibero-americanos.

O chefe do Governo português reúne-se no sábado, em Mar del Plata, no final da XX Cimeira Ibero-Americana, com a Presidente da Argentina, encontro em que será analisada a forma de expandir a presença de empresas portuguesas nos mercados latino-americanos.

Fonte diplomática assegurou à Lusa que os vários encontros bilaterais terão uma linha estratégica comum: países que estão na mira da segunda fase de expansão das empresas nacionais na América Latina.

Depois de Portugal ter alcançado uma presença significativa nos mercados do Brasil e da Venezuela, a ideia do executivo de Lisboa é agora alargar a penetração de empresas nacionais a outros países da América Latina, que apresentam um grande potencial de crescimento económico nos próximo anos, caso, entre outros, da Argentina.

A XX Cimeira Ibero-Americana será dominada pela discussão e aprovação de um programa que vai fixar as Metas Educativas 2021 (Objetivos Educativos 2021), avaliado em 76 milhõe de euros.

O tema da educação esteve já na primeira linha das intervenções proferidas pelo Presidente da República na XIX Cimeira Ibero-Americana em 2009, no Estoril.

Além do tema da educação, fontes diplomáticas apontam também a probabilidade de os chefes de Estado e de Governo abordarem a questão da crise económica mundial, durante a fase de reunião à porta fechada - o chamado "retiro" - dos presidentes e primeiros-ministros.

As questões regionais - a situação regional das Honduras e o conflito fronteiriço entre a Costa Rica e a Nicarágua - também vão estar na mesa dos dirigentes latino-americanos.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico *** .
.

Sem comentários: