quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O FENÔMENO DAS REDES SOCIAIS

.

LEILA CORDEIRO* – DIRETO DA REDAÇÃO

Mudamos de ano e de década e se pudesse dar um prêmio a quem mais se destacou nesses dez anos eu o daria aos sites sociais, que colocaram na mesma sintonia pessoas e idéias que jamais pensaram em interagir com tantos e com tanta rapidez. Pessoas solitárias encontraram na blogosfera o instrumento ideal para a comunicação efetiva com outros seres humanos dispostos a entendê-las e ajudá-las. Amizades perdidas no tempo e no espaço se reencontraram graças a essas extraordinárias ferramentas proporcionadas pela internet.

O You Tube é a salvação dos blogueiros, dos twiteiros e dos facebookeiros. O que seria de todos nós, ususários viciados nessa rapidez de comunicação, sem os vídeos, músicas e momentos imperdíveis registrados nesse universo quase inconcebível de tantas memórias?

Do Google, nem se fala. Até uma nomenclatura própria foi criada para definir a enciclopédia virtual que ele representa. É algo que até pouco tempo seria inimaginável!

Já pensou o Google na época das grandes descobertas? Ele, com certeza, sairia na frente dando em primeira mão todas as invenções. Ele mesmo teria sido a maior de todas e continua sendo até hoje, diante do pulo tecnológico de informação que representa.

O Facebook criado inicialmente, numa universidade americana só para a comunicação entre colegas, tornou-se um marco da comunicação virtual entre raças, amigos e até entre inimigos. O Facebook é a verdadeira terapia da humanidade, é o divisor de águas entre o bem e o mal. Ele faz e conta o dia a dia das pessoas, a história que elas escrevem de suas vidas em seus templates.

O tempo determinado pelo homem desde os seus primórdios é o que todos nós conhecemos e seguimos no calendário. A passagem de cada ano representa uma nova vida, uma esperança a mais, uma resposta a tantas perguntas guardadas, uma luz no fim do túnel, uma vontade de dar a volta por cima , de fazer aquela dieta para emagrecer, de nunca mais brigar com ninguém, de ser mais compreensivo e saber perdoar e muita gente usa exatamente os sites sociais para registrar promessas como um documento virtual que não vai deixá-las esquecer de suas metas.

O Ano Novo sempre representa para todos nós um novo caminho a percorrer, um incentivo, um objetivo onde vamos tentar evitar os desvios, as pedras, os abismos, os córregos mais revoltos, os rios caudalosos e os mares profundos com ondas enormes que só nos levam além dos bons pensamentos.Mas esse tempo que foi chamado de Ano Novo é só mais um dia depois do outro em nossas vidas. Talvez por termos combinado num calendário que ele seria diferente, pode ser que represente grandes mudanças e esperanças, mas isso não se escreve, está apenas na nossa própria força de vontade e perseverança de passar por cima dos obstáculos e sofrimentos da vida.

Nos sites sociais, a gente divide com os novos e velhos amigos todas essas perguntas, dúvidas e anseios, como se fizéssmos parte de uma grande família, onde a solidariedade fica mais evidente e ativa e a toda hora se vê pedidos de ajuda, campanhas ou simplesmente desabafos de quem está precisando de amizade nas horas mais difíceis.

Está combinado da gente se desejar um feliz Ano Novo, todos os anos. OK! Eu desejo a você, como manda a tradição, mas quero desejar muito mais além de uma simples passagem de ano no calendário dos homens. Eu desejo a você, meus queridos amigos e amigas, que você possa realizar tudo o que sonha sem ter que se preocupar com os dias marcados com um X na folhinha do ano que entra. Se deram certo ou não. E deixe registrado em sua página na Internet, para que no ano que vem você possa checar se tudo aconteceu como havia previsto.

Que a gente, aqui do DR, possa sempre contar com seus comentários, críticas, elogios, se for o caso, e por que não uma sugestão de texto ou assunto? Por isso, o prêmio da década vai para os sites sociais e os de opinião que, sem dúvida, estreitaram laços de amizade e interação entre as pessoas. Eu, particularmente, quero aproveitar para desejar a você apenas o que você quer realizar, nada mais do que isso, pois só você sabe o que realmente pode lhe fazer feliz!

* Começou como repórter na TV Aratu, em Salvador. Trabalhou depois nas TVs Globo, Manchete, SBT e CBS Telenotícias Brasil como repórter e âncora. É também artista plástica e tem dois livros de poesias publicados: "Pedaços de mim" e "De mala e vida na mão", ambos pela Editora Record. É repórter free-lancer e sócia de uma produtora de vídeos institucionais, junto com Eliakim Araujo, em Pembroke Pines, na Flórida.
.

Sem comentários: