• IRRACIONALIDADE HUMANA! - * Martinho Júnior | Luanda * *... “Una importante especie biológica está en riesgo de desaparecer por la rápida y progresiva liquidación de sus condici...
    Há 1 dia

domingo, 20 de março de 2011

Bloco Democratico exige a libertação imediata de Francisco Luemba

.

ANGOLA 24 HORAS – 20 março 2011

Francisco Luemba foi detido pela Direção de Investigação Criminal (DNIC) no aeroporto de Luanda, ontem dia 19, cerca das 21h00 e conduzido à prisão quando se preparava para viajar para Portugal por razões de saúde, após 11 meses de prisão.

Segundo o próprio explicou em contacto telefónico, a polícia angolana alega que Luemba estaria interdito de viajar pelo facto de estar implicado no atentado contra a equipa do Togo durante o Campeonato Africano das Nações CAN2010.

O Bloco Democratico exige a libertação imediata e incondicional do advogado Francisco Luemba, vítima de perseguição impiedoso do regime angolano pelo facto de ser um actvista pelos direitos humanos em Cabinda.

Contudo, Luemba é membro da ordem dos Advogados de Angola e ativista de Cabinda foi absolvido por decisão do Tribunal Constitucional, após um processo polémico em que acabariam por ser retiradas as acusações iniciais que contra ele impendiam e depois da Assembleia Nacional ter alterado a lei nº7/78, dos Crimes Contra a Segurança do Estado.

O ativista, membro da extinta ‘MPalabanda’ organização cívica de Cabinda, esteve preso durante onze meses e foi libertado em dezembro do ano passado.

O advogado é o autor do livro “O Problema de Cabinda Exposto e Assumido à Luz do Direito e da Justiça” editado em 2008 pela Papiro Editora.

Angola24horas.com
.

Sem comentários: