segunda-feira, 21 de março de 2011

Brasil: Obama aponta democracia brasileira como exemplo ao mundo árabe

.

Sérgio Vieira, do R7, no Rio

Presidente dos EUA tentou em seu discurso apontar laços entre os dois países

Em discurso de aproximadamente 25 minutos, o presidente norte-americano, Barack Obama, acompanhado com atenção por artistas, autoridades e representantes da sociedade civil, ressaltou as relações históricas entre o Brasil e os Estados Unidos, lembrando o passado comum das duas nações.

Um dos momentos mais marcantes para a plateia de mais de 2000 pessoas ocorreu quando Obama disse que "a transição para a democracia no Brasil nos anos 1980 pode servir de exemplo às nações do Oriente Médio".

- Esse é o exemplo do Brasil, um país que mostra que a ditadura pode se transformar em uma vibrante democracia, um país que mostra que a democracia leva liberdade e oportunidades ao povo.

De acordo com o presidente dos Estados Unidos, o mundo árabe tem sido palco de manifestações populares que pedem mais liberdade e democracia, por conta de “jovens que querem liderar o seu destino. Uma nova geração exigindo o direito de decidir seu próprio futuro".

Citando palavras em português no início do pronunciamento, entre elas Cidade Maravilhosa, o chefe de Estado dos EUA incluiu entre sua fala momentos de sua vida pessoal.

Mais uma vez, ele citou o filme Orfeu Negro, que assistiu junto com sua mãe.

- Tinha um belo cenário verde do Rio de Janeiro. Minha mãe já se foi mas ela jamais imaginaria que a primeira viagem que seu filho faria ao Brasil seria como presidente dos Estados Unidos. Eu jamais imaginaria que o Brasil é ainda mais bonito do que o que eu via nos filmes. Eu vi essa beleza nas encostas dos morros e na diversidade de todos os brasileiros que vieram a esse teatro este ano. Temos cariocas, paulistas, baianos, mineiros e homens e mulheres das cidades do interior e de tantos jovens que representam essa maravilhosa nação.

O prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral acompanharam o discurso do camarote principal, localizada no lado direito do palco. Assim como eles, em outros camarotes privativos estavam os apresentadores Luciano Huck e Angélica, acompanhados de seu filho Joaquim. O filho do casal se mostrou inquieto durante todo o pronunciamento.

Obama, em diversos momentos, ressaltou a luta brasileira pela liberdade, quando “jovens lutavam contra a ditadura por liberdade de expressão”.

- No Brasil, vocês lutaram contra duas décadas de ditaduras pelo direito de serem ouvidos, de serem livres, de terem liberdade, Mas esse tempo passou, hoje o Brasil é um país de democracia plena, onde os brasileiros podem falar com liberdade. Ambos acreditamos no poder e na promessa da democracia, acreditamos que nenhum outra forma de governo é melhor para o progresso do Brasil. Milhões do Brasil passaram da pobreza á classe média, o Brasil prospera sob um regime democrático.

Enquanto o presidente dos EUA falava, a plateia se manifestava com aplausos, risos, gritos e outras formas de tentar participar do discurso. O secretario de conservação e obras Carlos Roberto Osório, na primeira fileira, tambem se manifestava com risos e aplausos.

Crescimento econômico

O presidente dos EUA, colocando o Brasil no mesmo patamar de tratamento que é dado á China e á Índia, disse que o país na ultima década surpreende o mundo com seu crescimento econômico, que possibilitou com que metade do país já fizesse parte da classe média, felicitando nesse momento o prefeito do Rio e o governador do Rio pelos esforços em seus programas sociais.

- Nos trabalhamos lado alado para deixar a crise econômica no passado e tentar buscar o crescimento junto, por isso nós decidimos aumentar o intercambio entre engenheiros, advogados e os nossos estudantes.

Inclusão social

Em seu pronunciamento, Obama lembrou que “não se deve olhar para a favela com pena, mas com esperança, pois de lá sairão muitos advogados, artistas e futuros presidentes”.
.
Ler também:
.

Sem comentários: