segunda-feira, 21 de março de 2011

MANIFESTAÇÕES ANTI-OBAMA NA CAPITAL DO CHILE

.

i ONLINE – LUSA – 21 março 2011

Milhares de pessoas manifestaram-se no domingo na capital chilena contra a visita do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e contra a energia nuclear, em particular um acordo de cooperação científica Chile-EUA assinado na passada sexta-feira, noticiou a AFP.

A mais importante das manifestações, convocada pela organização Greenpeace, juntou mais de 2.000 pessoas no centro de Santiago, testemunhou um jornalista da AFP.

Enquadrada pela polícia, a manifestação decorreu sem incidentes.

Uma outra manifestação, convocada pelo Partido Comunista chileno e movimentos sociais, mobilizou algumas centenas de pessoas, que denunciaram a "política militarista" de Obama e o acordo bilateral sobre utilização do nuclear civil.

O acordo de cooperação assinado na sexta-feira passada entre o Chile e os Estados Unidos está a provocar grande controvérsia neste país da América Latina, que tal como o Japão regista uma forte atividade sísmica.

Obama, que está a realizar a sua primeira viagem à América Latina, chega hoje a Santiago proveniente do Brasil, tendo previsto um encontro com o seu homólogo chileno, Sebastian Pinera. Na terça-feira, Obama segue para El Salvador, última etapa deste périplo.
.

1 comentário:

artgay disse...

Nota da artgay pela liberdade dos manifestantes anti-Obama: http://artgays.blogspot.com/2011/03/notas-publicas.html