domingo, 20 de março de 2011

OBAMA NO RIO DE JANEIRO ENCARA NOVOS PROTESTO FRENTE AO HOTEL

.

RICARDO ALBUQUERQUE – O DIA – 20 março 2011

Parentes de vítimas acidente com Legacy protestam em frente a hotel de Obama

Rio - Familiares de vítimas do acidente entre o Boeing da Gol e o Jato Legacy - que ocorreu em 29 de setembro de 2006 e deixou 154 pessoas mortas - protestam neste domingo em frente ao hotel em que a família Obama está hospedada em Copacabana, Zona Sul. Os parentes pedem a condenação dos pilotos envolvidos no acidente, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que foram absolvidos em 2009.

Munidos de cartazes em inglês e em português, os familiares clamavam por justiça. "Viemos protestar contra a impunidade dos pilotos. Eles estava voando na rota errada e com o transponder - dispositivo de comunicação de segurança - desligado. É o mesmo que trafegar na contramão", disse o engenheiro Carlos Rogério da Mota Mendes, pai de uma das vítimas fatais, Marina Mendes, de 24 anos.

Os cartazes continham mensagens como: "Obama, demissão já para Lepore e Paladino" e "154 pessoas morreram no maior acidente aéreo do Brasil. 154 vítimas da irresponsabilidade de dois pilotos norte-americanos".

Nos dias 30 e 31 deste mês, ocorrerá uma vídeconferência com os acusados presentes à Embaixada brasileira em Washington e o juiz federal de Sinop (Mato Grosso), Murilo Mendes, que vai ouvi-los novamente. No caso de condenação, eles podem receber a pena de cinco anos de prisão e perder o direito de pilotar aviões.

Este mesmo juiz decidiu, em 2009, pela absolvição dos pilotos. O Ministério Público recorreu da decisão e o Tribunal Regional Federal da 1º Região anulou a absolvição de negligência dos pilotos. Na nova denúncia apresentada, o MPF individualizou a conduta dos pilotos. "A caixa preta do avião mostra que eles (os pilotos) debocharam do manual do transponder", revoltou-se Carlos Rogério.

O acidente entre as aeronaves ocorreu quando o avião da empresa área Gol fazia o voo 1907, cujo itinerário iria de Manaus (AM) até Brasília (DF), e foi atingido pelo jato executivo Legacy, que seguia de São José dos Campos (SP) para Manaus. A ponta da asa esquerda do Legacy tocou o boeing a 37 mil pés de altura, desestabilizando a aeronave, que levava 154 pessoas, e resultando na queda do avião e na morte de todos ocupantes. Os pilotos do jato saíram ilesos.

Ler também:
10h48 - Obama deixa hotel em Copacabana e segue para Cidade de Deus
Rio - O presidente Barack Obama saiu, por volta das 10h40 deste domingo, do hotel em Copacabana, ...
10h36 - Com faixas, membros do PSTU seguem para a Cinelândia
Rio - Integrantes do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e do Sindicato dos ...
10h17 - Forte aparato de segurança está na porta do hotel à espera de Obama
Rio - A expectativa para a saída do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, do Hotel ...

Nota: As horas mencionadas são referentes ao Rio de Janeiro, em 20 de Março
.

Sem comentários: