quinta-feira, 29 de julho de 2010

CABINDAS PELA INDEPENDÊNCIA REÚNEM EM PARIS


Independentistas de Cabinda reúnem-se na França em Agosto para debater a situação

NOTÍCIAS LUSÓFONAS

O presidente do Conselho Nacional do Povo de Cabinda, Nzita Henriques Tiago, convocou para Agosto, em Paris, uma reunião extraordinária deste órgão dos independentistas daquele território.

Em comunicado enviado à imprensa, o contestado dirigente diz que na reunião, de 20 a 22 de Agosto, se fará uma reflexão e um debate sobre a situação interna da Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC), dilacerada por muitas dissensões e conflitos.

O Conselho Nacional (ou Nokoto Likanda, em língua ibinda) é o órgão supremo da frente que diz lutar pela autodeterminação e independência de Cabinda, um território que até 1975 foi protectorado de Portugal e que depois passou a ser uma colónia de Angola.

No fim de Junho, um chamado Alto Comando das Forças Armadas Cabindesas Unificadas decidira afastar Nzita Tiago de todas as responsabilidades políticas na FLEC, que ficaria a ser gerida pelo respectivo vice-presidente, Alexandre Tati Buílo.

A isso reagiu o líder histórico, já com 83 anos, acusando de “alta traição” tanto Buílo como outros militantes da mesma causa, que se teriam curvado aos interesses das autoridades angolanas.

Sem comentários: