quinta-feira, 29 de julho de 2010

JORNAL DO BRASIL SAI DAS BANCAS


Jornal do Brasil, um dos mais antigos do país, suspende circulação

NOTÍCIAS LUSÓFONAS

O Jornal do Brasil, um dos mais antigos diários do país, com primeira edição impressa em 1891, anunciou hoje que deixará de circular nas bancas, mantendo apenas a sua edição electrónica.

A data para o fim da versão impressa será decidida ainda esta semana. O processo resulta de dificuldades financeiras do diário de cerca de 100 milhões de reais (45 milhões de euros).

“Provavelmente, seremos o primeiro jornal a estar apenas na Internet. É algo que está acontecendo no mundo todo”, afirmou o empresário Nelson Tanure, actual accionista maioritário do jornal.

Com sede no Rio de Janeiro, o Jornal do Brasil tem actualmente 180 funcionários,dos quais 60 são jornalistas, euma tiragem que chega aos 22.000 exemplares aos domingos.

Um dos mais tradicionais do país, o Jornal do Brasil, que já manteve nos seus quadros colaboradores como Rui Barbosa e Eça de Queirós, teve uma actuação destacada no período da ditadura militar brasileira (1964-1985).

No dia 13 de Dezembro de 1968, quando o regime militar suspendeu garantias constitucionais e deu ao presidente poderes para fechar o Congresso, o diário publicou a previsão do tempo na primeira página, dizendo que as condições climáticas eram adversas.

Desde 2001, o diário foi comprado por Nelson Tanure, antigo responsável pela Gazeta Mercantil, jornal de economia que também deixou de circular em 2009 por problemas financeiros.

Sem comentários: