terça-feira, 31 de agosto de 2010

LEMBRANDO A ACTIVIDADE DO ECHELON...


MARTINHO JÚNIOR

A ACTUAÇÃO DO ECHELON É UMA DAS COISAS DE QUE BARACK HUSSEIN OBAMA NÃO SE VAI ALGUMA VEZ OUSAR FURTAR

LEMBRANDO A ACTIVIDADE DO ECHELON – “ACTUAL”, HÁ SEIS ANOS

Quando a administração republicana de George Bush decidiu a invasão ao Iraque, tentou por todos os meios obter a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, pelo que empenhou nesse sentido os seus próprios serviços de inteligência com a missão de acompanhar, através de escutas secretas, a evolução da opinião de alguns “países indecisos” antes da votação, entre eles Angola, com o intuito último de assim procurar encontrar formas de influência visando conseguir o alterar a seu favor a votação.

A administração de George Bush viria contudo a ter uma contrariedade: a ordem para a execução dessa missão, uma ordem “top secret”, viria a ser publicada na imprensa (“The Observer”) e com ampla divulgação, o que esteve na origem dum escândalo sem precedentes dentro da ONU e muito naturalmente fora dela, um escândalo que acompanhou e marcou os primeiros dias da invasão.

O “Actual” divulgou amplamente o caso que a partir desta data se volta a publicar aqui no Página Um através duma série intitulada “O ECHELON actua em plena ONU”.

De facto, apesar da chegada da administração de Barack Hussein Obama ao poder, nada estará alterado em relação aos procedimentos dos serviços secretos Norte Americanos, até por que, naquele caso concreto, não terão havido contra-medidas suficientes por parte da ONU no sentido de se pôr cobro a esse tipo de empenhamentos, o que torna assuntos desta natureza sempre actuais e oportunos.

Quantas actividades no âmbito da ONU não estarão a ser filtradas através deste tipo de procedimentos por parte dos Estados Unidos e de seus aliados?

Se isso tem sido impunemente conseguido nesses organismos internacionais, o que não poderá estar a acontecer em outros como por exemplo o Tribunal Penal Internacional?

Decisões que foram tomadas no TPI, conforme as que relatei no artigo “TPI – mais um instrumento de manipulação ao serviço do Ocidente”, serão tomadas de forma independente e deveras em nome da justiça?

Que mundo é este em que, apesar da crise, a vida é maltratada ao ponto dum (submisso) tribunal, a partir de tão manipuladas decisões, se tornar cúmplice da morte continuada?

Não deveriam os componentes desse tribunal, em função dessa cumplicidade, sentar-se também no banco dos réus?

ESPECTRO DA VOTAÇÃO NO CONSELHO DE SEGURANÇA SOBRE A INVASÃO DOS ESTADOS UNIDOS AO IRAQUE

MEMBROS PERMANENTES (COM DIREITO A VETO):

A FAVOR – Estados Unidos e Grã Bretanha.
ABSTENÇÕES –
CONTRA – Rússia, França e China.

MEMBROS ROTATIVOS (FINAL DE MANDATO A 31 DE DEZEMBRO DE 2003):

A FAVOR – Bulgária.
ABSTENÇÕES – Camarões, Guiné Conacry e México.
CONTRA – Síria.

MEMBROS ROTATIVOS (FINAL DE MANDATO A 31 DE DEZEMBRO DE 2004):

A FAVOR – Espanha.
ABSTENÇÕES – Angola, Chile e Paquistão.
CONTRA – Alemanha.

ORDEM PARA ESPIAR:

A ordem para espiar as delegações de Angola, dos Camarões, do Chile, da Bulgária, da Guiné Conacry e do Paquistão foi dada a 2 de Março de 2003.

Martinho Júnior - 15 de Março de 2009.

Sem comentários: