domingo, 12 de setembro de 2010

ANGOLA E GUINÉ BISSAU RUBRICAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

.

ANGOLA PRESS

Luanda - Um protocolo para a implementação de um programa de cooperação técnico-militar e de segurança entre as Repúblicas de Angola e da Guiné Bissau foi rubricado nesta sexta-feira, em Luanda.

O documento foi assinado, por Angola, pelo Ministro da Defesa Nacional, Cândido Van-Dúnem, e pela Guiné Bissau, pelo ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Aristides Ocante da Silva.

Na ocasião, o ministro angolano afirmou que com este acto estão a ser dados passos sólidos e concretos para apoiar a Guiné Bissau a sair da crise.

Cândido Van-Dúnem disse haver um cronograma de acções prioritárias, a curto prazo, com destaque para a desmobilização e reintegração dos militares, bem como o redimensionamento e reestruturação das forças armadas subordinadas ao poder político.

Por seu turno, o governante guineense disse tratar-se de um acordo onde se especificam acções concretas para o reforço da cooperação entre os dois países, sobretudo no sentido de apoiar o processo de reestruturação e modernização das forças armadas da Guiné Bissau.

Segundo Aristides Ocante da Silva trata-se de uma adenda ao acordo assinado em Abril entre os dois países, devendo incidir essencialmente nos domínios da formação de instrutores de efectivos para as forças armadas.

Adiantou que o apoio deve se estender às áreas de equipamentos de defesa, logística e infra-estruturas para que se possa melhorar as condições de vida dos militares nas casernas e criar-se forças armadas republicanas, capazes de cumprir com a sua missão institucional de defesa da soberania nacional e de integridade territorial.

A assinatura do acordo se insere no programa da visita que o primeiro-ministro da Guiné Bissau, Carlos Gomes Júnior, efectua desde quinta-feira a Angola.
.

Sem comentários: