terça-feira, 28 de setembro de 2010

MPLA, no poder desde 1975, marca congresso extraordinário para 2011

.

NOTÍCIAS LUSÓFONAS

O MPLA, partido no poder em Angola desde 1975, vai realizar o seu 4º Congresso extraordinário em 2011 para avaliar o grau de cumprimento das promessas feitas nas eleições legislativas de 2008, anunciou o seu vice-presidente Roberto de Almeida.

Embora ainda sem data marcada, o congresso extraordinário do MPLA, que realizou o seu 6º conclave ordinário em 2009, tem como objectivo, segundo adiantou Roberto de Almeida durante uma deslocação à Lunda Norte, adoptar “novos métodos de actuação e funcionamento” das estruturas do partido.

Este congresso extraordinário vai decorrer sensivelmente a cerca de um ano das eleições gerais de 2012 onde serão eleitos os deputados à Assembleia Nacional e, de acordo com a nova Constituição aprovada em 2009, o Presidente da República, enquanto cabeça de lista do partido mais votado para o Parlamento.

A partir desta reunião máxima do MPLA deverá ainda ficar esclarecido se José Eduardo dos Santos, como tudo aponta que assim será, vai ser o candidato à sua própria sucessão e ser, pela primeira vez, eleito.

José Eduardo dos Santos ocupa a Presidência angolana desde 1979 e ganhou a primeira volta das eleições gerais de 1992. Na altura, a segunda volta, que deveria ser disputada com Jonas Savimbi, então líder da UNITA, foi interrompida pelo reatar da guerra que só terminaria em 2002 com a morte em combate do fundador do partido do “Galo Negro”.
.

Sem comentários: