quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Lula da Silva felicita ditador angolano pelo 35º aniversário da independência

.

NOTÍCIAS LUSÓFONAS

O Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, endereçou uma mensagem ao Chefe de Estado angolano, não eleito e há 31 anos no poder, José Eduardo dos Santos, por ocasião do 35º aniversário da independência de Angola, a assinalar-se no dia 11.

Na missiva, Luís Inácio Lula da Silva refere que “é com grande satisfação que nós brasileiros vemos este país irmão realizar significativos avanços na consolidação de suas instituições políticas e económicas, com crescente prosperidade para o seu povo”.

Angola tem no Brasil um parceiro e um amigo, segundo refere a missiva divulgada em Luanda.

“Sentimo-nos orgulhosos em fazer parte da moderna história deste país. Uma história rica e vitoriosa, que bem exemplifica a capacidade das nações africanas de assumir o seu próprio destino”, acrescenta o documento.

Sublinha que os fortes laços que unem e a busca de soluções comuns para o desenvolvimento humano e material estão consolidados na parceria bilateral que a cada dia se aprofunda e se diversifica.

Nesta data festiva, segundo ainda a mensagem do presidente brasileiro ao seu homólogo angolano, “quero reiterar o empenho do Brasil na construção desse jovem e promissor país, e reafirmar os compromissos da parceria estratégica que iniciamos em benefício do progresso comum de nossos povos”.

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer Angola como nação independente, nada preocupado com questões não económicas do tipo de Direitos Humanos, democracia, liberdade de expressão, corrupção, fome etc..
.