terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Comité militar da CEDEAO discute hoje uso da força na Costa do Marfim

.

MDR – JMR – LUSA

Lagos, 28 dez (Lusa) - Os comandos militares dos países da Comunidade de Estados da África Ocidental reúnem-se hoje em Abuja para avaliar planos de um eventual uso da força na Costa do Marfim para afastar Laurent Gbagbo, informou fonte da CEDEAO.

Na reunião do comité de chefes de Estado-Maior da África Ocidental devem ser estudados os pormenores de um possível destacamento de tropas para o país, assim como questões estratégicas, táticas e logísticas de uma tal operação.

A fonte, citada pela agência EFE, sublinhou que "não será só mais uma reunião do comité de chefes do Estado-Maior" mas "uma reunião extraordinária dedicada especificamente à situação na Costa do Marfim".

Numa cimeira extraordinária realizada na sexta-feira, os dirigentes da CEDEAO advertiram Gbagbo de que poderiam recorrer à força para o retirar da presidência se persistir na recusa em entregar o poder a Alassane Ouattara, reconhecido como Presidente da Costa do Marfim pela comunidade internacional.

A reunião de hoje coincide com a prevista visita ao país dos Presidentes do Benim, Cabo Verde e Serra Leoa, que vão comunicar a Gbagbo as decisões tomadas na cimeira de sexta-feira, incluindo a suspensão da Costa do Marfim da organização até que Ouattara ocupe a presidência.

Depois da segunda volta das eleições presidenciais de 28 de novembro, a Comissão Eleitoral Independente atribuiu a vitória a Ouattara, com 54 por cento dos votos, sobre Gbagbo, que obteve 46 por cento. O Presidente cessante não aceitou os resultados, que foram confirmados pela missão da ONU na Costa do Marfim (ONUCI).

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
.

Sem comentários: