sábado, 4 de dezembro de 2010

Espanha - A REVOLTA DOS CONTROLADORES AÉREOS

.

Espaço aéreo espanhol encerrado
até às 19:00 - companhias aéreas em Madrid

PAL - LUSA

Madrid, 04 dez (Lusa) - O encerramento dos espaços aéreos de Madrid, Barcelona, Baleares e Canárias por causa da greve dos controladores alargou-se até às 19:00 (18:00 em Lisboa), disseram à agência noticiosa espanhola EFE fontes de várias companhias que operam no aeroporto madrileno de Barajas.

A Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea (AENA), por seu turno, reiterou que o espaço aéreo espanhol está encerrado pelo menos até às 13:00 (menos uma hora em Portugal), embora adiantasse que a Agência Europeia para a Segurança Aérea (Eurocontrol) não está a fornecer "slots" (autorizações de voo) até às 19:00.

Segundo a AENA, quando se regularizar a situação nas torres e centros de controlo as operações de chegadas e partidas podem ser iniciadas.

Na sexta-feira foram cancelados mais de 1200 voos e hoje 687 na sequência do protesto dos controladores aéreos espanhóis, que estão a recusar-se trabalhar, devido a uma disputa sobre o horário de trabalho.

O espaço aéreo espanhol está sob controlo militar.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

Regresso à normalidade em Espanha
deve demorar 24 a 48 horas - ministro dos Transportes

ARP - LUSA

Lisboa, 04 dez (Lusa) - O regresso à normalidade nos aeroportos espanhóis deverá demorar entre 24 a 48 horas, segundo estimou o ministro dos Transportes de Espanha.

Depois de os controladores aéreos terem começado a voltar ao trabalho, o espaço aéreo espanhol reabriu e o primeiro voo descolou de Gran Canária com destino ao Luxemburgo às 14:00 locais (13:00 em Lisboa).

Contudo, segundo o ministro José Blanco, irá demorar 24 a 48 horas para que tudo regresse à normalidade.

O espaço aéreo esteve encerrado desde sexta-feira, quando os controladores aéreos abandonaram inesperadamente os seus postos de trabalho.

A AENA - Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea iniciou já os contactos com as companhias aéreas para que comecem a fazer os seus planos de voo.

Mas as autoridades apelam aos passageiros que se informem primeiro junto das companhias aéreas sobre as horas dos voos, antes de se dirigirem aos aeroportos.

A reabertura do espaço aéreo ocorreu depois de o Governo ter decretado hoje de manhã o "estado de alarme", um primeiro nível do estado de emergência.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
.

Sem comentários: