sábado, 18 de dezembro de 2010

FLEC - Separatista investigado em França por ataque à seleção do Togo

.
Foto Reuters

REUTERS* – 17 dezembro 2010

PARIS (Reuters) - O angolano Rodrigues Mingas, líder separatista de Cabinda, foi colocado sob investigação judicial em França devido ao ataque em Janeiro passado contra a seleção de futebol do Togo, disse o promotor público de Paris.

Mingas, que tem nacionalidade francesa e mora em França, lidera a Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC), que reivindicou a responsabilidade pelo atentado a um autocarro que transportava a seleção do Togo para o Campeonato Africano das Nações que decorreu em Angola.

No atentado duas pessoas morreram e 13 ficaram feridos quando homens armados dispararam contra o autocarro em 08 de janeiro, quando entrou na província de Cabinda, que é separada do resto de Angola.

O governo togolês retirou a equipa da competição e os jogadores da seleção voaram para casa.

As autoridades angolanas procederam à ação contra Mingas, em França, e os procuradores de Paris abriram um processo em maio.

Mingas foi oficialmente acusado de ligações com pessoas envolvidas em actos de terror mas foi libertado, contra a recomendação do Ministério Público que queria que ele fosse mantido em detenção. Um juiz de instrução vai agora decidir se há motivos para as acusações serem feitas contra ele.

Mingas não pôde ser contatado para comentar o assunto.

*Em inglês no original – Tradução de Fábrica dos Blogues
.

Sem comentários: