Hugo Chávez obteve no domingo uma nova vitória eleitoral, ao emplacar candidatos seus em 8 dos 13 cargos em disputa numa eleição suplementar
CORREIO DO BRASIL, com Reuters - de Caracas
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, obteve no domingo uma nova vitória eleitoral, ao emplacar candidatos seus em 8 dos 13 cargos em disputa numa eleição suplementar. Mas a oposição conseguiu conservar a prefeitura de Maracaibo, uma das maiores cidades do país, além de grande centro petrolífero.
A abstenção foi elevada, em torno de 50%. As inundações em vários Estados venezuelanos, que afetaram cerca de 90 mil pessoas, contribuíram para isso.
Como já previam as pesquisas, o chavismo venceu no Estado de Guárico, uma área rural cujo governador morreu em setembro num acidente. No outro Estado em disputa, Amazonas, foi reeleito Liborio Guarulla, do pequeno partido Pátria Para Todos, que rompeu com Chávez neste ano.
Em Maracaibo, a vencedora foi Eveling Trejo de Rosales, mulher do dirigente oposicionista Manuel Rosales – que se asilou no Peru após ser acusado de corrupção pelo governo.
Outras sete prefeituras ficaram em poder do partido governista PSUV, e quatro nas mãos da oposição.
Essa eleição suplementar serviu para preencher cargos que foram ficando vagos a partir de 2008, por morte do titular, renúncia ou final de mandato.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário