quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Primeiro de janeiro: ENTRA EM VIGOR A ONU MULHERES

.

ALÔ ALÔ BRASIL – 29 dezembro 2010

No primeiro dia do ano que está por iniciar, entrará em vigor a nova agência das Nações Unidas “ONU Mulheres”. Ela foi criada pela Assembleia Geral da Onu, em julho de 2010, depois de anos de negociações entre os Estados-membros e o movimento global de mulheres. A instituição terá como diretora-executiva Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile.

Segundo a Rádio Onu, a nova agência vai incorporar as quatro unidades da Onu dedicadas à igualdade de gênero. Michelle Bachelet destacou que todas as “estruturas atuais desaparecem” e que a nova agência abrirá concursos para cargos hierárquicos.

Está previsto o lançamento, em janeiro, de um plano de trabalho para os 100 primeiros dias de operação para a Instituição, a qual incorpora, inclusive, o Fundo de Desenvolvimento da Onu para Mulheres, o Unifem, que é responsável pela captação de recursos.

A estimativa inicial de orçamento necessário para a realização dos projetos da Agência é de 500 milhões de dólares, equivalentes a 850 milhões de reais, porém, segundo a diretora, o valor disponível atualmente é inferior a esse. Vários países, entre eles Estados Unidos e Canadá, se comprometeram em aumentar as doações.

O Conselho Executivo da Onu Mulheres será composto por 41 países. Entre as nações de língua portuguesa estão Brasil, Cabo Verde, Angola e Timor-Leste.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Santuário Basílica do DPE
.