quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Manifestantes tunisianos entram em confronto com a polícia

.

REUTERS – 26 janeiro 2011

TÚNIS (Reuters) - Manifestantes entraram em confronto com a polícia tunisiana nesta quarta-feira, à medida que protestos pacíficos, exigindo a remoção de integrantes do ex-governo militar do gabinete interino, se transformavam em violência.

Não ficou claro se os confrontos próximo aos prédios do governo em Túnis começaram, mas segundo testemunhas da Reuters, policiais usaram gás lacrimogêneo contra os manifestantes, na maioria adolescentes e jovens que atiravam pedras.

Os manifestantes aparentavam ser tunisianos das regiões rurais do país, áreas remotas e desprovidas, que estavam acampados em frente ao complexo do governo.

Gritando, os manifestantes chamaram as forças de segurança de 'polícia de Leila', referência à esposa do ex-presidente Zine al-Abidine Ben Ali, Leila Trabelsi, conhecida pela sua forte influência no governo e seus gostos extravagantes.

O governo interino tem enfrentado dificuldades para se afirmar frente aos protestos exigindo reformas maiores após a saída de Ben Ali do país em 14 de janeiro. O ex-presidente exilou-se diante de uma revolta popular contra a pobreza, a corrupção e a repressão política.

Tensões aumentaram nesta semana, e muitos continuavam realizando as manifestações e as greves enquanto o governo, com o apoio do Exército, tenta trazer a normalidade ao país.

(Reportagem de Antonio Denti)
.

Sem comentários: