sábado, 5 de fevereiro de 2011

Autoridades permitiram acesso à praça Tahrir, entrada faz-se a conta-gotas

.

ANTÓNIO PEREIRA DAS NEVES – LUSA

Cairo, 05 fev (Lusa) - As autoridades egípcias voltaram a deixar entrar pessoas na praça Tahrir, mas a entrada faz-se um ritmo muito lento, constatou a agência Lusa no local.

As autoridades egípcias vedaram esta manhã a entrada de pessoas, incluindo jornalistas, na praça Tahrir, alegando que estavam a decorrer negociações.

Cerca 12:45 locais, o exército voltou a deixar entrar pessoas na praça onde milhares de egípcios se têm concentrado desde 25 de janeiro, mas a entrada faz-se a conta-gotas.

No espaço de cerca de 45 minutos juntaram-se milhares de pessoas que pretendiam entrar na praça Tahrir, junto à ponte Qasr al Nil, mas o exército só deixa entrar as pessoas depois de revistá-las.

Para entrar na praça tem de se passar por sete cordões de segurança, em que são feitas revistas e controlo de identidade.

Um oficial do exército disse que o acesso foi vedado porque estavam "pessoas importantes dentro da praça a proceder a negociações".

Junto à entrada do Museu do Egito, onde está localizado um quartel-general dos militares, também foi criado um cordão de segurança, em volta do qual estão reunidas muitas pessoas a observar.

Dentro da praça já se nota que voltou a haver limpeza, porque foi removido muito de entulho que tinha ficado depois do último confronto entre os apoiantes e os opositores do regime de Mubarak.

No entanto, as barricadas nas várias ruas de acesso à praça continuam todas de pé de com vigilância reforçada e o exército reforçou o número de efetivos.

**ACONTECIMENTOS NO EGITO DE MINUTO A MINUTO – ver no jornal PÚBLICO
.

Sem comentários: