segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Eleições - Cabo Verde: “Continuarei a ser o primeiro-ministro de todos”

.

INFORPRESS

Cidade da Praia, 7 Fev (Inforpress) - O candidato reeleito do PAICV, José Maria Neves, considerou “histórica” a vitória do seu partido nas eleições de domingo, e garantiu que será o primeiro-ministro de todos os cabo-verdianos.

“É uma vitoria histórica o PAICV conseguir renovar a maioria absoluta”, precisou, aproveitando para felicitar ao povo cabo-verdiano pela participação cívica nestas eleições.

De acordo com José Maria Neves, os cabo-verdianos deram prova de “grande maturidade política”, fazendo a escolha que consideraram “mais viável” para continuar a construir um novo e grande Cabo Verde dos seus sonhos.

O candidato vencedor asseverou ainda que vai formar um Governo “aberto à sociedade civil”, mobilizando competências e capacidades existentes na sociedade para ser um Governo de todos, que irá continuar a trabalhar para e com todos.

“Continuarei a ser o primeiro-ministro de todos os cabo-verdianos”, garantiu, acrescentando que o povo cabo-verdiano deve comemorar a vitória da República.

Para o líder do PAICV, a proposta “Mais Cabo Verde” teve uma forte adesão de todos os cabo-verdianos, entretanto, felicitou a todos os partidos políticos que participaram nessas eleições pelas propostas que apresentaram durante os 16 dias de campanha eleitoral.

Nascido a 28 de Março de 1960 em Santa Catarina, ilha de Santiago, José Maria Pereira Neves é primeiro-ministro das ilhas, desde 1 de Fevereiro de 2001. Foi deputado da Assembleia Nacional de 1996 a 2000, eleito pelo Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), à época na oposição, pelo concelho em que nasceu.

Como parlamentar, ocupou os cargos de 2.º vice-presidente da Assembleia e director da Comissão Especial para a Administração Pública, Governo Local e Desenvolvimento Regional.

Nas eleições autárquicas de Março de 2000, foi eleito presidente da Câmara de Santa Catarina. A 1 de Fevereiro de 2001 assumiu o cargo de primeiro-ministro de Cabo Verde, função que viria a ocupar a 7 de Março de 2006, para mais um mandato de cinco anos, como resultado das eleições legislativas de 22 de Janeiro de 2006.

ZS - Inforpress/Fim
.

Sem comentários: