segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Greves: Metro de Lisboa marca início de semana de greves nos transportes

.

PORTUGAL DIGITAL – 07 fevereiro 2011

Carris, CP, STCP e Soflusa são outras transportadoras que irão parar esta semana.

Lisboa - Os trabalhadores portugueses do sector de transportes iniciam nesta segunda-feira (7) uma semana de greves de protesto contra os cortes salariais decretados pelo governo do primeiro-ministro José Sócrates. As greves ao longo da semana, em sistema de rodízio, irão afectar praticamente todo o sistema de transportes do país.

O Metropolitano de Lisboa está parcialmente parado esta segunda-feira, em resultado de uma greve dos seus trabalhadores, que obrigará à interrupção da circulação durante a manhã, entre as 6h e as 11:30h. A empresa prevê que a situação só normalize a partir do meio-dia.

Na quarta-feira, estarão em greve os trabalhadores da Transtejo (três horas por turno), da Carris (das 10h às 14h) e da STCP-Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (das 9h30 às 14h).

O transporte ferroviário será afectado na quinta-feira, com a CP a prever que "a circulação seja fortemente perturbada durante todo o dia, com a supressão da maioria dos comboios".

Na quinta-feira, além da CP, estão em greve os trabalhadores da CP Carga, da Refer e da EMEF-Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário.

A semana termina com as paralisações da Soflusa (duas horas por turno), da Rodoviária da Beira Litoral e Rodoviária d’Entre Douro e Minho (das 3h às 14h).

Segundo a Federação do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes os cortes começaram a ser executados pelas administrações das empresas públicas ainda antes de Janeiro.
.

Sem comentários: