quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Lula critica ONU e Estados Unidos e diz que o mundo está "mal representado"

.

EDUARDO CASTRO, enviado da EBC – ÁFRICA 21

“Se criou uma mentalidade colonizada no Brasil de que o Oriente Médio é problema dos Estados Unidos", disse Lula, em Dakar.

Dakar - Depois de participar de um debate sobre fome e o papel geopolítico da África com o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, Lula disse aos jornalistas que cobrem o Fórum Social Mundial que o mundo carece de lideranças. E criticou as Nações Unidas (ONU). “A governança mundial está enfraquecida. O mundo está mal representado. Não tem ninguém pra resolver conflitos. A ONU poderia resolver, se fosse representativa”.

Sobre o papel do Brasil na crise do Egito, apesar da ressalva de que “não quer ficar dando palpite”, Lula acabou opinando e voltou a fazer críticas, dessa vez aos Estados Unidos. “Se criou uma mentalidade colonizada no Brasil de que o Oriente Médio é problema dos Estados Unidos, não sei quem é problema da Rússia. Não tem dono do problema. E a solução pode ter vários. Por que ficam os Estados Unidos tentando resolver a paz se, provavelmente, foram eles os causadores da discórdia? Só quem quer a paz no Oriente Médio são o povo de Israel e o povo palestino. Os criadores do problema estão felizes do jeito que está.”

Sobre a mudança de governo no Egito, Lula também alfinetou os países ricos. “Há muito tempo todo mundo sabia que era preciso voltar a democracia ao Egito. As pessoas se incomodam com Cuba, com o [presidente da Venezuela Hugo] Chaves e deixaram de notar que [o presidente do Egito Hosni] Mubarak estava lá há 32 anos. As pessoas não enxergam. As grandes potências, que dão sustentação a essas políticas, de repente, ficam surpresas quando acontece uma manifestação. Chega uma hora que povo diz 'eu existo'.”
.

1 comentário:

JACQUELINE disse...

A RESPEITO DO QUE DIZ O SR.LULA REALMENTE E VERIDICO:


Assunto: bom dia senhores seria informaçoes de corrupçao no ministerio das finanças Portugues
Para: redaccao@lusa.pt, dinformacao@lusa.pt
Data: Segunda-feira, 18 de Abril de 2011, 5:32


Timorense e Universidade Moderna,
meu marido Rui Manuel Oliva Neves da Silva estava ate a pouco a ser investigado pelo envolvimento em favorecimentos de retirada de impostos para Sonae, Universidade Moderna (onde dava aulas) e outros e entao conseguiu atraves do casamento se livrar da prisao partindo para outro pais onde la Timor agora no banco mundial continua a fazer suas falcatruas junto a ministra e seu assistente Vasco Goudinho, o mais interessante e que como dvidem os dividendos um encobre o outro incluso com salarios altissimos visto tambem que quando entrou neste quadro por normas das naçoes unidas nao o poderia ter feito pois estava com processo judicial a rolar, outro aspecto foi na inscriçao que diz ser doutorado e ate hoje nao o e!
Faço esta denuncia pois e facilmente por vos verificada (e so ir ate o ministerio) para verificarem a existencia de tal l processo, tenho carta dele para o advogado a dizer que estou gravdia e ele em outro pais por isto pede para nao ser considerado culpada e tais violaçoes, caso necessitem dela e so falar, incluso o sr. Jose da Universidade Moderna estava a viver com umamulher chamada Patricia Loureiro de Florianopolis ate ser preso seu irmao e da politica brasileira, tambem a trocar favores (Gean Loureiro)
Os milhoes pedidos em verbas sao desviados em grande parte e os projectos se cumprem pela metade ou mal feitos e estes a muito estao a se alastrar com projectos portugueses;
bom dia Jacqueline Paula Agoston da Silva