• IRRACIONALIDADE HUMANA! - * Martinho Júnior | Luanda * *... “Una importante especie biológica está en riesgo de desaparecer por la rápida y progresiva liquidación de sus condici...
    Há 1 dia

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Região serrana do Rio ainda tem 406 pessoas desaparecidas

.

CORREIO DO BRASIL – 09 fevereiro 2011

Depois de quase um mês da tragédia que se abateu sobre a região serrana, os municípios afetados pelas fortes chuvas ainda procuram por 406 pessoas que continuam desaparecidas.

As informações foram divulgadas em nota pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), com base no trabalho realizado pelo Programa de Identificação de Vítimas (PIV), coordenado pelo procurador de Justiça Rogério Scantamburlo e pelo promotor de Justiça Pedro Borges Mourão.

Na última atualização, feita às 18h de hoje (9), a cidade de Teresópolis era a que contabilizava o maior número de desaparecidos, 223. A maioria dos desaparecidos na cidade é, provavelmente, do Vale do Cuiabá, em Itaipava, onde testemunhas relataram, por ocasião da tragédia, o soterramento de dezenas de pessoas que ficaram sob a avalanche de lama e água que cobriu boa parte da região.

Em Nova Friburgo, há ainda 85 pessoas desaparecidas, 55 em Petrópolis e duas em Sumidouro. Mais 41 pessoas estão desaparecidas em localidades não informadas.

O PIV consolida e processa diariamente os dados oriundos das comunicações de desaparecimentos decorrentes das chuvas nos municípios da região serrana, com base em informações registradas por parentes e amigos. Essas informações são checadas com os dados de hospitais, do Instituto Médico Legal (IML), de abrigos, entre outros. Além disso, equipes de apoio vão a campo em busca de mais dados que possibilitem as localizações.

A lista nominal dos desaparecidos pode ser consultada no site do MP-RJ. O PIV em Petrópolis está funcionando na Coordenação do Centro Regional, na Rua Marechal Deodoro 88, centro da cidade. O MP-RJ também montou um posto de atendimento avançado na sala do Ministério Público no Fórum do Distrito de Itaipava, na Estrada União Indústria s/nº, ao lado do Corpo de Bombeiros. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
.

Sem comentários: