sábado, 12 de março de 2011

CENTENAS DE VIATURAS ASSINALAM 45 ANOS DA UNITA EM PASSEATA

.

NME(AG) – LUSA

Luanda, 12 mar (Lusa) -- Cerca de uma centena de viaturas, entre autocarros, motorizadas e automóveis ligeiros, integram a passeata organizada hoje em Luanda pela UNITA, o maior partido da oposição em Angola, alusiva aos 45 anos de existência desta formação política.

O local de concentração, inicialmente programado para o Largo das Escolas, na zona do Primeiro de Maio, foi alterado porque, segundo o Governo da província de Luanda, estava igualmente prevista a concentração de um outro partido, FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola), que hoje também realizou uma passeata em Luanda.

No Campo Felício, localizado no Bairro do Cassenda - novo local para a passeata da UNITA -- estavam, ao fim de três horas, concentradas centenas de viaturas que partiram para o município de Viana, a cerca de 20 quilómetros, onde será realizado um ato político e cultural.

A passeata está a ser seguida por várias forças de segurança, nomeadamente, pela polícia de trânsito, polícia militar, brigada auto, brigada canina, e ainda por serviços de proteção civil e bombeiros.

Integram a passeata vários dirigentes e militantes da UNITA que ostentam bandeiras, camisolas e bonés do partido.

Para domingo, está prevista uma outra passeata, denominada "coluna da paz", dirigida pelo presidente da UNITA, Isaías Samakuva, que partirá de Luanda rumo à cidade do Sumbe, capital da província do Kuanza Sul - mais de 300 quilómetros - onde terá lugar a cerimónia central das celebrações dos 45 anos do partido.

As celebrações realizam-se sob o lema "UNITA, 45 Anos ao Serviço da Democracia e da Dignificação do Homem Angolano", e vão prolongar-se até ao fim deste mês.

Segundo a UNITA, esta será uma celebração a nível nacional, estando previstos atos do género em todas as capitais das 18 províncias de Angola.

A actividade da UNITA subscreve-se no âmbito das celebrações alusivas aos 45 anos de existência do partido, fundado a 13 de março de 1966, na localidade de Muangai, província do Moxico, no leste de Angola.
.

1 comentário:

Bem Mau disse...

seus sacanas e burros nao tem nada a fazer