sexta-feira, 25 de março de 2011

CHEIAS EM ANGOLA CAUSAM DEZENAS DE MORTES

.
Foto: CARE Madagascar

António Capalandanda, Lobito – VOA News - 23 março 2011

A falta de sistemas de protecção é apontada como uma das causas fundamentais das constantes catástrofes.

Centenas de pessoas morreram e milhares perderam as suas casas na época das chuvas em Angola que ainda não terminou.

Um balaço provisório do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros de Angola dá conta , em perto de 5 meses, um total de 116 mortos e 83 feridos, e milhares de famílias desalojadas pelas chuvas.

O documento refere prejuízos em 16 zonas de Angola causados pelas enxurradas no período de 15 de Setembro de 2010, inicio da época chuvosa em Angola, e 28 de Janeiro do corrente ano,.

A falta de sistemas de protecção é apontada como uma das causas fundamentais das constantes catástrofes.

Segundo fontes oficias, na província do Cunene perto de mil famílias perderam as suas casas e várias culturas ficaram destruídas em consequência das enxurradas do mês passado.

Ainda no mês de Fevereiro, cerca de 36 mil famílias foram desalojadas pelas cheias na comuna do Dombe Grande, em Benguela, segundo disse à “Voz da América”, o coordenador provincial dos serviços de protecção civil António Maria Sita.

No mesmo período, segundo as autoridades governamentais, a província do Namibe, registou a ocorrência de intensas chuvas, acompanhadas de ventos fortes nos municípios da Bibala, Tombwa, Kamakuio e Virei, resultando em 29 mortos e o desaparecimento de 23 pessoas.
.

Sem comentários: