sexta-feira, 25 de março de 2011

TUBERCULOSE AFETA MAIS DE 30 MIL EM LUANDA

.
Bairro pobre de Luanda

Paulo Oliveira, Washington – VOA News - 25 março 2011

Saneamento básico precário em alguns bairros da periferia de Luanda está na base do surgimento de casos de tuberculose na capital

Mais de 30 mil casos de tuberculose foram registados no ano passado no Hospital Sanatório de Luanda, dados conhecidos quando se assinala o Dia Mundial da Tuberculose, que continua a fazer vítimas em outras províncias angolanas.

Citado pelo Jornal de Angola, Zinga Rodrigues, director de enfermagem do Hospital Sanatório de Luanda, instituição de referência no tratamento da doença, disse que, em 2010, passaram pelo hospital mais de 30 mil casos de tuberculose, doença que afecta principalmente pessoas com idades entre 15 e 45 anos.

Por seu lado, Pedro Joaquim Quintas, supervisor do programa de tratamento da tuberculose, admitiu, em declarações à Angop, que o estado precário do saneamento básico em alguns bairros da periferia de Luanda está na base do surgimento de casos de tuberculose na capital.

Na província do Cunene foram diagnosticados mais de 1700 novos casos entre Janeiro de 2010 e Janeiro de 2011, que resultaram em 26 mortes, segundo a supervisora provincial do programa de luta contra a doença, Maria Manuel Dala.

Estes números representam um aumento de 52 casos relativamente ao período homólogo anterior.

A responsável adiantou à Angop que o tratamento da doença tem registado forte evolução devido à expansão da rede sanitária, mas salientou que o aumento dos casos de tuberculose associados ao HIV/Sida está a preocupar as autoridades sanitárias.

Na província do Bengo foram diagnosticados, em 2010, 780 casos de tuberculose, um aumento "significativo" em relação ao ano anterior, segundo o supervisor provincial do Programa de Controlo de Tuberculose, Luís Miguel Neto de Carvalho.

Luís de Carvalho disse que cinco dos casos diagnosticados acabaram por provocar a morte dos doentes.

O Hospital Sanatório de Menongue, na província do Kuando Kubango, registou de Janeiro a Março deste ano 140 casos de tuberculose, com duas mortes. Em 2010, registaram-se 345 casos e 15 mortes, dados avançados pela directora de enfermagem, Esperança Domingas Luís Daniel.


O Dia Mundial da Tuberculose assinalou-se ontem quando passam 100 anos do anúncio da descoberta do bacilo causador da tuberculose, ocorrida a 24 de Março de 1882, pelo médico Robert Koch.

OUVIR VOA
.

Sem comentários: