• IRRACIONALIDADE HUMANA! - * Martinho Júnior | Luanda * *... “Una importante especie biológica está en riesgo de desaparecer por la rápida y progresiva liquidación de sus condici...
    Há 40 minutos

terça-feira, 29 de março de 2011

Dilma Rousseff: BRASIL PODERÁ AJUDAR ECONOMIA PORTUGUESA

.
(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

PÚBLICO – LUSA – 29 março 2011

A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse, hoje, em Coimbra, que o Brasil poderá ajudar a economia portuguesa

Questionada pelos jornalistas sobre se o Brasil poderá ajudar Portugal a ultrapassar a actual crise económica, Dilma Rousseff, que chegou pelas 12h30 ao Hotel Quinta das Lágrimas, respondeu: “Poderá. O Brasil poderá ajudar Portugal como Portugal ajudou o Brasil economicamente”.

A Presidente do Brasil chegou esta tarde a Portugal para a primeira visita oficial a um país europeu desde que tomou posse em Janeiro. Na sua deslocação, que termina na próxima quinta-feira, Dilma Rousseff tem na agenda encontros com os chefes de Estado e de Governo portugueses e ainda a participação na cerimónia de doutoramento honoris causa do seu antecessor Lula da Silva, na Universidade de Coimbra.

Um dos primeiros pontos da agenda de Dilma Rousseff está marcado para esta tarde, quando visitar a Universidade de Coimbra (UC) um dia antes de assistir ao doutoramento “honoris causa” de Lula da Silva. A Presidente brasileira irá ter almoçar em Coimbra e depois irá fazer “uma visita privada” àquela universidade, como adiantou à Lusa uma fonte da assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A visita à UC acontece “a convite do reitor”, João Gabriel Silva. Além do reitor, durante a visita, Dilma Rousseff irá ser acompanhada pela vice-reitora da UC para as Relações Institucionais, Helena Freitas.

Às 10h30 de amanhã, Lula da Silva será então distinguido, na Sala Grande dos Actos, também conhecida por Sala dos Capelos, após formação do tradicional cortejo académico a partir da Biblioteca Joanina. Além de Dilma Rousseff, estarão ainda na cerimónia o Presidente da República, Cavaco Silva, e seu homólogo de Cabo Verde, Pedro Pires.

Na quinta-feira, último dia da visita oficial, a chefe de Estado brasileira é recebida de manhã no Palácio de Belém para uma reunião de trabalho com o homólogo, Cavaco Silva. Depois, Dilma Rousseff irá à Assembleia da República para um encontro com Jaime Gama. Segue-se uma deslocação até ao Palácio de São Bento, para um encontro com o ainda primeiro-ministro, José Sócrates. A agenda da Presidente brasileira termina com um almoço oferecido por Cavaco Silva em honra da sua homóloga.

Relacionados:




Sem comentários: