terça-feira, 8 de março de 2011

Prosseguem combates pelo controlo da Líbia, rebeldes avançam para Sirte

.

SIC – LUSA – 08 março 2011 - Foto Reuters

Oposição e forças leais a Kadhafi continuam a combater na Líbia pelo controlo do país, num dia marcado pela tomada de mais uma cidade pelos rebeldes.

A oposição tomou hoje o controlo de Zenten, uma cidade a 120 km a sudoeste da capital Tripoli, mas, de acordo com as agências internacionais, as forças leais a Kadhafi permanecem em redor da cidade.

De acordo com a EFE, os rebeldes avançam agora para Sirte, a cidade natal de Muammar Kadhafi e que permanece um reduto do regime.

Sirte, onde se situam alguns ministérios, pode ter um papel fundamental no culminar da revolução líbia, se vier a ser conquistada pelos rebeldes.

Forças pró-Kadhafi e rebeldes continuam a combater em Ben Jawad, uma cidade costeira a leste de Tripoli que está nas mãos dos revolucionários, em Ras Lanouf, que hoje foi alvo de bombardeamentos aéreos, tendo sido atingido um edifício de dois andares próximo do porto petrolífero da cidade.

Há também notícia de bombardeamentos em Al Zauiya, nordeste de Trípoli, uma cidade com uma importante refinaria e que estava dada como controlada pelas forças leais a Kadhafi, depois de ter estado cercada durante cinco dias, mas cujos ataques de hoje levam a supor que ainda existe no seu interior manifestações de resistência por parte dos oposicionistas.
.

Sem comentários: