segunda-feira, 7 de março de 2011

VÁRIAS PESSOAS DETIDAS EM DIA DE MARCHA PACÍFICA EM LUANDA

.

TSF – 07 março 2011

Começou agitada a madrugada em Luanda com a detenção de várias pessoas pela polícia, entre as quais três jornalistas do Novo Jornal. A TSF já falou com o sub-director do diário.

O Movimento para a Paz e a Democracia em Angola (MPDA) já exigiu, através de um comunicado, a «libertação urgente e incondicional» dos cerca de 20 manifestantes anti-Governo detidos esta madrugada pela polícia em Luanda.

«Exigimos que 'Brigadeiro Mata Fakus' e toda a equipa do Novo jornal, nomeadamente Ana Margoso, Pedro Cardoso, Afonso Francisco e Idalio Kandé, sejam postos em liberdade antes da realização das manifestações», refere o MPDA em comunicado ao alertar que, «caso contrário, vai tomar medidas repressivas que poderão pôr fim a diplomacia angolana no exterior».

Cerca de 20 pessoas, incluindo o "rapper" angolano «brigadeiro Mata Frakus" e jornalistas do Novo Jornal, foram detidas pela polícia, quando se concentravam na Praça 1º de Maio para uma manifestação anti-Governo, de acordo com o portal Angola 24horas.

Durante a madrugada a TSF falouc om o sub-director do Novo Jornal, Gustavo Costa, que disse desconhecer os motivos destas detenções, explicando que os jornalistas estavam incontactáveis e a polícia judiciária angola não dá explicações.

O "rapper" angolano "brigadeiro Mata Frakus" e toda a equipa do Novo Jornal estão detidos no Comando Provincial de Luanda, segundo aquele portal.

Estas detenções pode contribuir para subir de tom a manifestação de hoje, naquele que é o primeiro grande desafio ao regime do presidente José Eduardo dos Santos.

O Movimento para a Paz e a Democracia em Angola (MPDA) já reiterou o apelo à população para que participe na manifestação, condenando o que dizem ser a «política de intolerância e de violação dos direitos humanos levada a cabo pelo regime ditatorial» de José Eduardo dos Santos.

**SOM – Gustavo Costa, sub-diretor do Novo Jornal, faz declarações à TSF
.
.

Sem comentários: