quarta-feira, 23 de março de 2011

Vice-PR angolano defende relações sul-sul fortes, coerentes e determinadas

.
Foto Angop

ANGOLA PRESS – 22 março 2011

Luanda – O vice-presidente angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, defendeu hoje, em Luanda, que a natureza dos grandes desafios e as transformações que se vêem operando nas relações a nível internacional exigem, mas do que nunca, uma relação Sul-Sul forte e que saiba actuar de forma coerente, responsável e determinada.

Fernando da Piedade Dias dos Santos defendeu esta posição quando discursava num jantar oferecido ao vice-primeiro ministro chinês, Wang Oishan, que se encontra no país para uma visita oficial de 48 horas.

O vice-presidente referiu que, depois de longos anos de conflito armado, o país encontra-se numa fase acelerada de reconstrução, requerendo esforços enormes e grandes quantidades de recursos, mobilizando diferentes actores e em dimensões variadas, com o objectivo de melhorar as condições de vida das populações, eliminado gradualmente as assimetrias regionais.

Segundo o governante angolano o país não esquece o apoio determinado da República Popular da China na sua caminhada e no percurso que o conduz ao desenvolvimento e progresso.

Na sua intervenção, referiu ainda que as relações entre os dois países são harmoniosas e desenvolvem-se, cada vez mais, com base no respeito pela soberania de ambos os estados.

Neste sentido, o vice-presidente angolano reiterou a manutenção do seu contínuo apoio à política de uma só China.

Frisou que a relação bilateral entre os dois estados está assente na cooperação mutuamente vantajosa e no respeito às leis e às políticas dos dois países, cujos resultados têm contribuído de forma positiva para o desenvolvimento das economias dos dois países e a satisfação das necessidades dos respectivos povos.

Neste contexto, destacou sobretudo a cooperação económica e comercial, que incidindo mais no domínio dos recursos energéticos e infra-estruturas permitiu, por outro lado, que Angola desenvolvesse, com o fim da guerra, o seu programa de Reconstrução Nacional e, por outro lado, a continua satisfação energética da China

Fernando da Piedade Dias dos Santos disse igualmente que os dois países têm vindo a edificar consente que sejam ambiciosos quanto ao futuro, por este facto, manifestou o reiterado interesse num maior e dinâmico aprofundamento da cooperação entre os dois países.
.

Sem comentários: