sábado, 2 de abril de 2011

Luanda: JOVENS AUTORIZADOS A MANIFESTAR-SE NUM ESPAÇO FECHADO

.
ANGOLA 24 HORAS – 02 maior 2011

Os jovens universitários angolanos foram autorizados a manifestar-se este sábado, 2 de Abril, em Luanda. No entanto, vão estar confinados ao parque, contrariamente ao largo da independência invocado no pedido de manifestação.

O parque da independência é uma área de diversão fechada, a poucos metros do “largo primeiro de Maio” usada pelos músicos para apresentação de obras discográficas.

Os manifestantes recusam a condição do governo provincial de Luanda, alegando que não se podem manifestar num espaço fechado, comparado a um quintal, onde quase não terão notoriedade.

“ É lá onde o Governo quer nos colocar” – confirmou Cady Mixinge, membro da organização. “Não entendo porque o Governo provincial cria ou procura encontrar obstáculos quando se fala de manifestações” – deplorou.

“Tentam sempre impedir. Até vêem fantasmas onde não há. Não há motivos para tal. Estamos em paz e as pessoas têm direito de se manifestar e não podemos viver sob medo” – afirmou ainda.

O Governo diz que “largo da independência que os manifestantes pediram continua a ser o mesmo”.

“Acontece simplesmente que o largo da independência tem três áreas diferentes: há a área do monumento, a praça da família e o parque da independência” – justificou o director do gabinete jurídico do GPL, Carlos Kavukila.

“O largo da independência está a ser engalanado para acolher as actividades do 4 de Abril, que é o dia da paz. A praça da independência, todos os fim-de-semana é uma feira agro-pecuária. Logo o local que temos é o largo da independência” – acrescentou.

Segundo a organização, alguns panfletos foram já distribuídos a nível das universidades e Institutos médios de Luanda para que o evento decorra sem sobressaltos.

A polícia Nacional promete cumprir com o seu papel, de proteger os manifestantes da reunião de sábado e impedir os perigos que possam advir, de acordo com o Superintendente Chefe Jorge Bengue.

“Ontem mesmos recebemos uma comunicação do governo da província a propósito da comunicação que foi feita pelo grupo de jovens que Sábado estará no 1º de Maio. Não vamos fazer mais nada, senão cumprir o nosso papel de oferecer segurança a esses promotores e de todo o meio envolvente” – garantiu.

Apostolado

Sem comentários: