sábado, 2 de abril de 2011

MPLA-JES PRECISA DE PAZ PARA ROUBAR… OU SENÃO…

.
ANTÓNIO VERÍSSIMO

Quem por razões de pesquisa sobre notícias que possam informar sobre a manifestação (ou marcha) convocada para hoje em Luanda por jovens angolanos e outros opositores democráticos e pacíficos ao regime ditatorial de Eduardo dos Santos-MPLA, ou por razões de hábito, visitar o portal da Angop-Angola Press, pode constatar que naquela agência de notícias enfeudada ao referido regime a palavra PAZ é uma constante. Declarações oficiais e iniciativas anunciadas têm como pano de fundo a PAZ. Sintomático.

A desonestidade do regime vigente e imposto em Angola não tem a característica de nos deixar perplexos na sua postura porque já sabemos como funcionam os hipócritas que se usam dos povos e dos seus legítimos bens, que em Angola vão do petróleo aos diamantes, entre outros. Os afetos ao MPLA-JES falam de PAZ ameaçando e talvez preparando a GUERRA. É assim em Angola como tem acontecido em outras partes do mundo em que os povos pretendem sociedades justas, livres de repressão, da corrupção e roubos, democráticas e que possuam estados de direito legítimos reconhecidos nas suas práticas. Esse não é o caso de Angola. Segundo as práticas do regime MPLA-JES os roubos ao povo angolano, concretizados ao longo de décadas, refletem-se nos poderios económico financeiros dos familiares, amigos e comparsas de José Eduardo dos Santos.

Quando a palavra PAZ e as iniciativas anunciadas pela comunicação social angolana serva de JES-MPLA são tão proficuamente constantes isso significa que o regime imposto em Angola está a dizer em português vulgar “ou estás quietinho ou levas no focinho”. Disso mesmo tem dado provas nas repressões aos seus opositores. Sejam eles jornalistas, advogados ou simples cidadãos do povo carenciado e discordante de tanta espoliação aos angolanos.

O MPLA-JES precisa de mais tempo. Quer mais tempo no poder para… roubar. Isso, a PAZ, ou a GUERRA se não lhe derem esse tempo a bem. Afinal, o modelo é useiro e vezeiro das práticas dos ditadores e elites associadas que espoliam sem escrúpulos os povos.

Sobre o que se passa em Luanda, relacionado com a manifestação – desta vez aparentemente autorizada pelo regime mas confinado a um espaço fechado – aguardamos notícias concretas e fiáveis que nos possam esclarecer sobre como está a decorrer. A informação neste momento, de nossas fontes, relata que a adesão não está a ser significativa devido ao medo das populações, não havendo referências a atos violentos, somente alguma “pressão ostensiva por parte das polícias… e a comprovada manobra do regime anti-democrático MPLA-JES em nos querer tranfiar num parque fechado anexo ao local onde antes nos autorizaram a manifestarmo-nos…”

Voltaremos ao assunto mais tarde.

A título de mostra ficam aqui inseridos os títulos que podem encontrar em Angola Press de há momentos e onde abunda a palavra PAZ, que neste caso tem por significado … SENÃO, A GUERRA.

OS TÍTULOS EM ANGOLA PRESS:


Sem comentários: