• O NATAL É VERMELHO - *Tinha na cabeça que tudo no mundo se conseguia por um exercício doloroso de vontade e que as frases tinham de ter um encantamento que convocasse o prime...
    Há 1 dia

quarta-feira, 6 de abril de 2011

OUTRAS PALAVRAS LANÇA SELEÇÃO DE TEXTOS DA MÍDIA LIVRE

.
ANTÓNIO MARTINS – OUTRAS PALAVRAS

Edição de hoje é experimental. Em breve, seleção será publicada diariamente em nosso blog. Em preparação Mandala, plataforma em que será possível acompanhar atualizações de centenas de sites e blogs

Incisivo e às vezes provocador, no debate sobre novas tecnologias de Comunicação, o sociólogo catalão Manuel Castells costuma chamar atenção para algo às vezes esquecido, por aqueles que menosprezam a blogosfera e as redes sociais. Com elas, frisa Castells, está ruindo um mecanismo de controle social estabelecido há séculos. O pequeno grupo de megacorporações que domina os jornais, e TVs em cada país, tem dificuldades crescentes em impedir a circulação de informações e análises contrárias a seus pontos de vista. Os seres humanos estão adquirindo o poder de se tornar narradores de seu tempo, e — mais subversivo — de compartilhar suas narrativas e pontos de vista.

Em episódios radicais, como as revoluções árabes, a precisão deste diagnóstico transparece com limpidez. Tudo foi organizado com apoio das tecnologias e ferramentas que rompem o silêncio da mídia tradicional. Mas e no dia-a-dia? Como ampliar a força da nova comunicação? De que modo evitar que a multiplicação dos blogs e sites conduza a uma espécie de autismo digital, onde cada novo blogueiro se auto-compraz com a possibilidade de emitir as próprias visões de mundo — mas não se criam espaços públicos de construção do futuro coletivo?

Participar da busca de respostas a estas questões é um dos objetivos centrais de Outras Palavras em 2011. O site lança hoje, ainda em caráter experimental, um novo serviço. Este blog passará a reproduzir uma seleção de textos que circulam pela blogosfera. O objetivo é destacar a riqueza da comunicação horizontal; e sua capacidade cobrir os fatos relevantes, em quase todas a áreas da vida social, de forma muito mais profunda que a velha mídia. O material produzido pela redação de Outras Palavras, seus colaboradores e publicações internacionais parceiras continuará a ser publicado em nossa revista virtual.

O novo serviço é possível graças a esforço editorial e tecnologia. Ao longo de 2010, os seminários Mídias Livres na Era Digital, organizados por Outras Palavras, examinaram com atenção o avanço da blogosfera e, em particular, técnicas e ferramentas para acompanhar permanentemente seus conteúdos. Agora, este conhecimento está sendo colocado em prática, num trabalho em que se destacam o ativismo e a sensibilidade do estudante de Ciências Sociais Cauê Ameni, membro de nossa redação.

O trabalho de seleção será aprimorado nos próximos dias e deverá tornar-se diário em algumas semanas. Um esforço paralelo deverá levar ao lançamento, ainda no primeiro semestre da Mandala Brasil – um agregador automático de conteúdos. Quando ele estiver pronto, será possível acompanhar, num único endereço web, as atualizações feitas em centenas de sites e blogs. Mandala publicará o título, primeiras palavras e link de cada texto. O conteúdo completo deverá ser lido no site de origem — uma forma de valorizar múltiplas publicações.

Como sempre, mas ainda mais na fase experimental, as observações, críticas e sugestões dos leitores, além de muito benvindas, são um ingrediente essencial para o sucesso da proposta.

Sem comentários: