quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CONCLUI PROPAGANDA ELEITORAL PARA ELEIÇÕES BRASILEIRAS

.

PRENSA LATINA – 30 setembro 2010-09-30

Brasília, 30 set (Prensa Latina) - A propaganda eleitoral para as eleições gerais do próximo domingo concluirá hoje com o último debate televisivo dos principais candidatos à presidência do Brasil para o período 2011-2014.

Ao debate assistirão os aspirantes ao Palácio de Planalto pelo Partido dos Trabalhadores (PT, no governo), Dilma Rousseff, pelo opositor Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), José Serra, pelo Partido Verde (PV), Marinha Silva, e pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Plinio de Arruda Sampaio.

De acordo com a Lei Eleitoral, a propaganda eleitoral termina três dias antes das eleições e só será reiniciada dois dias depois em caso de um segundo turno ou nos estados ou no Distrito Federal onde não se definam seus governadores no primeiro turno.

Os resultados das últimas pesquisas apontam que Dilma tem cerca do 50 por cento da intenção de voto. Detrás aparece o aspirante pelo opositor Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), José Serra, com entre 25 e 28 por cento e Marinha Silva, do Partido Verde (PV), com 13 por cento.

Até a semana anterior todas as empresas pesquisadoras davam a Dilma como virtual vencedora no primeiro turno das eleições, prognóstico mantido nesta semana por dois institutos, enquanto Datafolha prevê agora um possível segundo turno.

Ainda que analistas e especialsitas locais abstêm-se de dar por seguro o sucesso da aspirante petista no próximo domingo, todos coincidem em que sua vantagem é tão ampla que teria que ocorrer algo inusual para que Dilma não se converta dentro de três dias na primeira presidenta eleita do Brasil.

Neste dia vence também o prazo para os votantes solicitar reposição da carteira eleitoral em caso de extravio, por ser indispensável para votar, ato que no Brasil é obrigatório, salvo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e idosos maiores de 74 anos.

Para as eleições de 2010 o Tribunal Superior Eleitoral determinou que além do título (carteira) de eleitor, o votante tem que apresentar um documento de identidade com foto, caso contrário estará inabilitado para exercer o voto e terá que justificar sua ausência, bem como pagar uma multa por não coincidir às urnas.

No entanto, essa sentença será analisada também neste dia pelo Supremo Tribunal Federal, ante o qual o Partido dos Trabalhadores apresentou recurso para que seja eliminado esse segundo documento.

Cifras oficiais refletem que para as eleições do domingo estão inscritos uns 135 milhões 800 mil brasileiros, que devem eleger o novo presidente do país, os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal, a dois terços do Congresso Nacional, e às Assembleias Legislativas estaduais e distrital.

Agrega que nas eleições de 2010 se inscreveram 22 mil 570 candidatos, deles nove para optar pelo Palácio de Planalto (sede do governo), 171 para governadores, 273 para senadores, seis mil 36 para deputados federais e 15 mil 280 para legisladores estaduais e do Distrito Federal.

mv/ale/bj
.

Sem comentários: