quinta-feira, 28 de outubro de 2010

VÁRIOS ACORDOS EM PERSPECTIVA -- Embaixador português em Pequim

.

AC – LUSA

Pequim, 28 out (Lusa) -- A visita a Portugal do Presidente chinês, Hu Jintao, a 06 e 07 de novembro, deverá ficar marcada por vários "acordos" e "contratos de investimento", nomeadamente na área do turismo, disseram hoje à agência Lusa fontes diplomáticas.

"Vão ser assinados uma série de acordos da maior importância a nível oficial e de empresas (...) Esperam-se contratos de investimento de grande importância", disse à Agência Lusa o embaixador de Portugal na China, José Tadeu Soares.

O diplomata não revelou a natureza dos referidos acordos e contratos, indicando apenas que dizem respeito ao "turismo e facilitação das relações económicas".

A visita de Hu Jintao a Portugal, a primeira de um Presidente chinês em mais de uma década, ocorre num bom momento das exportações portuguesas para a China.

Pelas contas chinesas, nos primeiros oito meses de 2010, as exportações portuguesas cresceram 66 por cento em relação a igual período do ano passando, somando 483,5 milhões de dólares.

"Estamos a crescer a um ritmo extremamente rápido, mas podemos fazer mais", disse o embaixador português.

José Tadeu Soares defendeu também a abertura de um Centro Cultural Português em Pequim, "para responder ao elevado número de chineses que fala português", e "o reconhecimentos dos cursos universitários portugueses".

"Há várias universidades portuguesas que dão cursos e mestrados na China e um número crescente de estudantes chineses que procuram as universidades portuguesas", afirmou.

O último Presidente chinês recebido em Lisboa foi o antecessor de Hu Jintao, Jiang Zemin, em outubro de 1999.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
.

Sem comentários: