segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CEDEAO ENVIA MISSÃO À COSTA DO MARFIM

.

ANGOLA PRESS

Luanda, – Uma delegação composta por três Presidentes de países membros da Comunidade Económica dos Estados da África

Ocidental (CEDEAO) partt para a Côte d'Ivoire nesta terça-feira para transmitir ao Presidente cessante, Laurent Gbagbo, a decisão tomada sexta-feira passada pela organização sub-regional que apela a abandonar o poder caso contrário será usada a força para o destituir, soube-se de fonte oficial.

O porta-voz da CEDEAO, Sunny Ugoh, disse à imprensa domingo, em Lagos que os Presidentes de Cabo Verde, Pedro Pires, do Benin, Thomas Yayi Boni, e da Serra Leoa, Ernest Bai Koroma vão reunir-se com Gbagbo em Abidjan.

Sunny Ugoh adiantou que o Presidente da Comissão da CEDEAO, James Victor Gbeho, deverá também integrar a delegação.

Os líderes da CEDEAO, reunidos em cimeira extraordinária na sexta-feira passada em Abuja, advertiram que a organização sub-regional iria usar a força para depor Laurent Gbagbo se ele se obstinar em manter-se no poder.

A crise pós-eleitoral na Côte d'Ivoire surgiu depois de Laurent Gbagbo e o seu opositor, Alassane Outtara, terem formado Governos paralelos na sequência da proclamação da vitória de ambos nas eleições presidenciais de 28 de Novembro passado pelo Conselho Constitucional e pela Comissão Eleitoral Independente (CEI), respetivamente.

Confrontos entre as forças de segurança leais a Laurent Gbagbo e apoiantes de Alassane Ouattara causaram 173 mortos, segundo as Nações Unidas.
.

Sem comentários: