terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Brasil: Chuva nas cidades no norte e sudeste, seca no sul do país

.

i ONLINE – LUSA

O tempo chuvoso nas regiões norte e sudeste do Brasil causou estragos deixando dezenas de cidades alagadas no interior de São Paulo, e nove municípios em estado de emergência no Espírito Santo, enquanto uma forte seca castiga o sul do país.

De acordo com o levantamento do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional, 27 municípios do Espírito Santo foram atingidos por fortes chuvas, enxurradas ou inundações desde o mês de dezembro.

Os dados do governo mostram ainda que as chuvas de dezembro já afetaram 33 municípios em Minas Gerais e 32 em São Paulo.

Na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, um deslizamento de terra, na madrugada de hoje, matou uma menina de 12 anos e deixou outras duas crianças soterradas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o desmoronamento ocorreu no início da madrugada de hoje devido às fortes tempestades que atingiram a área.

A chuva forte fez rios transbordarem e causou inundações em cinco cidades no interior de São Paulo.

Na cidade de Hortolândia, a 109 quilómetros da capital São Paulo, dois ribeiros transbordaram e alagaram várias ruas.

A chuva também assustou os moradores de Santa Bárbara D’Oeste, a 135 quilómetros da capital paulista, que teve empresas e casas inundadas.

Outra cidade afetada foi Botucatu, a 238 quilómetros de São Paulo, onde o ribeiro Água Fria que corta a região transbordou e impediu a passagem dos carros. Nas ruas, as fortes enxurradas levaram muita sujeira, segundo noticia a imprensa local.

E ainda em Bom Jesus dos Perdões, a 76 quilómetros de São Paulo, e em Atibaia a 64 quilómetros da capital paulista, várias casas foram invadidas pela água e ficaram isoladas.

Já o estado do Espírito Santo decretou estado de emergência em nove cidades. A Defesa Civil registou cinco mortes e o número de pessoas que tiveram de deixar as suas casas chega a 17 mil.

Os temporais começaram a atingir o Espírito Santo a 27 de dezembro e mais de 30 municípios tiveram prejuízos.

De acordo com a Defesa Civil, 790 pessoas perderam tudo o que tinham e outras 16 mil tiveram que deixar as suas casas que estavam sob risco de deslizamento.

O tempo vai continuar chuvoso nesta primeira semana de 2011, informou o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

Entretanto, a seca na região sul do Brasil causou prejuízos e deixou mais de 200 famílias sem água no Rio Grande do Sul.

A estiagem prolongada no estado prejudicou pelo menos quatro cidades que já decretaram situação de emergência. A população também está a sofrer com a falta de água.

De acordo com a Defesa Civil, devido à extensa área territorial dos municípios gaúchos, a estiagem castiga com mais intensidade as comunidades no interior dos municípios. Nestes locais, a exploração de poços artesianos e o abastecimento de água potável com a ajuda de camiões são fundamentais para minimizar o problema.

O verão de 2011 que começou a 21 de dezembro e continua até 20 de março terá chuvas abaixo da normal na região sul, segundo a previsão do tempo.
.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
.

Sem comentários: