segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Egito: Israel pede aos EUA e UE para apoiarem Mubarak -- Jornal

.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS – LUSA

Jerusalém, 31 jan (Lusa) -- Israel fez chegar uma mensagem confidencial aos Estados Unidos e aos países europeus pedindo-lhes que apoiem o regime de Hosni Mubarak, noticiou hoje o diário Haaretz.

Um despacho da agência AFP, que cita o jornal israelita, refere que, na mensagem, Israel sublinha que "é do interesse do ocidente (...) e do conjunto do Médio Oriente manter a estabilidade do regime no Egito".

"É preciso por isso travar as críticas públicas contra o Presidente Hosni Mubarak", afirma-se na mensagem que foi enviada no fim-de-semana, segundo o diário.

***Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Movimento anti Mubarak
apela a greve geral e marcha de um milhão de pessoas no Egito

Paula Lagarto (LUSA) – Diário de Notícias

Cairo, 31 jan (Lusa) -- O movimento que pede a demissão do presidente egípcio Hosni Mubarak decidiu promover uma greve geral a partir de hoje, na sequência de um apelo feito por trabalhadores de Suez, noticia a agência France Press (AFP).

A par do Cairo e Alexandria, a cidade de Suez tem vivido protestos violentos e os seus trabalhadores foram os primeiros a lançar o apelo à paralisação geral na noite de domingo, segundo organizadores do movimento.

"Vamos juntar-nos aos trabalhadores do Suez e estamos em greve geral até que as nossas reivindicações sejam satisfeitas", disse um dos organizadores do movimento, Mohamed Waked.
.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

"BLUFF" DOS FALCÕES.

1 ) Esse pedido é um "bluff", pois é um desejo que não se poderá confirmar, muito embora possa contribuir para amortecer a pressão duma oposição que lhes possa ser desfavorável.

2 ) Com isso os falcões empenham-se em mascarar as suas verdadeiras pretensões: transferir para as Forças Armadas do Egipto o controlo estratégico da situação, arriscando os cavalos que lhes são favoráveis nas eleições que se seguirão.

3 ) As posições do Deprtamento de Estado e dos falcões de Israel vão-se conjugando, sem que a verdadeira oposição no Egipto dê sinais de emergir.

Martinho Júnior

Luanda.